Abril no Museu

Oficinas de “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos”
de Museu Prudente de Moraes

Período: de 15/03 a 31/05
Horários: todas as terças-feiras das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

O Museu Prudente de Moraes promove nos próximos meses oficinas sobre Documentação e Conservação de Acervos Museológicos. Os encontros serão semanais e ministrados por Ana Torrejais, conservadora e restauradora responsável pelo acervo do Museu.
As oficinas serão organizadas por módulos de assuntos complementares, com a duração máxima de 4 semanas cada e ocorrerão às terças-feiras, sendo organizadas em 2 turmas com 4 participantes cada.
Poderão se inscrever profissionais de museus, universitários e interessados em geral que possuam o ensino médio completo.
Ao final das oficinas, será emitido certificado de participação para uma carga horária máxima de 10 horas para os participantes que comprovarem participação total das oficinas de cada módulo. Os módulos são independentes, não sendo necessário cursar todos os três.

Programação:
Primeiro módulo (15 de março a 05 de abril) – “Gestão de Riscos e Higienização de Acervos”
Segundo módulo (12 de abril a 03 de maio) – “Sistemas de Classificação e Catalogação de Acervos”
Terceiro módulo (10 de maio a 31 de maio) – “Diretrizes e Procedimentos de Conservação de Acervos”

Exposição “A Escola Realista de Piracicaba”
de Lar dos Velhinhos de Piracicaba

Curadoria: Equipe do Museu
Período: 25/03 a 21/05

O Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição “A Escola Realista de Piracicaba”.
A mostra traz ao público obras de artistas ligados ao realismo ingênuo e erudito que fizeram a história das artes plásticas na cidade no século XX. São grandes mestres e seus alunos que retrataram paisagens e personagens característicos de cidades do interior paulista, tendo Piracicaba como cenário.
Nesta exposição teremos obras de Archimedes Dutra, Pádua Dutra, Manoel Martho, Pacheco Ferraz, Olavo Ferreira da Silva, Alberto Thomazi, Manoel Rodrigues Lourenço, Maria Cecília Neves, Maria José Spironello e Jairo Mattos.
O acervo pertencente ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba sai da instituição temporariamente para ganhar maior visibilidade no Museu Prudente de Moraes, tornando assim mais acessível o contato do público com obras de extrema importância para a história das artes plásticas piracicabanas.
A mostra é realizada em parceria com o Lar dos Velhinhos através de seu atual presidente Sr. Yvens Marcondes.

Apresentação Musical “Recital de Flauta e Coral”
de Educando pelo Esporte

Data: 09/04
Horário: 10h30

O Museu Prudente de Moraes apresenta ao público o Coral de Flautas com as crianças atendidas pela Associação Atlética Educando pelo Esporte.
Sob a regência do Professor Alexandre Menegale, o projeto Aprendendo com Música é uma iniciativa de arte e educação que visa desenvolver as habilidades e as potencialidades de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes através da música. Desenvolve oficinas de musicalização com aulas de flauta doce, flauta transversal, clarinete, sax-alto, sax-tenor, trompete, trombone, bombardino, violão, bateria e percussão, além de formação de coral de flautas doce e fanfarra.
As crianças do Coral de Flautas participam dos Projetos Aprendendo com Música, em parceria com a SEMAC e do Projeto Esporte e Cidadania, apoiado pelo Instituto CPFL e realizados na sede da AAEPE.
A AA Educando pelo Esporte presta serviços essenciais para o Atendimento, Defesa e Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, cujas famílias encontram-se prioritariamente em vulnerabilidade social, e necessitam da oferta de programas, serviços, projetos e atividades gratuitas de forma continuada, promovendo a inclusão cidadã dos participantes.

Projeto Propagando Arte
em parceria com a APAP

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 26/04 a 31/05

O Museu Prudente de Moraes inicia neste mês de abril o projeto Propagando Arte, em parceria com a APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).
O projeto visa receber mensalmente obras de arte provenientes de artistas locais, contribuindo para a divulgação dos trabalhos e da arte em geral, fornecendo ao público visitante uma mostra significativa do que se tem produzido nas várias faces das artes plásticas.
Nesta primeira mostra, teremos obras dos artistas Carlos Valério, Celito Bonette, Gracia Nepomuceno, Margarete Zenero e Silvia Dionízio.
A exposição ocorrerá em uma sala do Museu ambientada com móveis dos séculos XIX e XX, integrando assim as obras ao espaço histórico.