Agosto no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2018
AGOSTO

Exposição do Catálogo dos Vencedores e Selecionados de 1974, 75 e 76 do Salão de Humor de Piracicaba
de Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA)

Curadoria: Adolpho Queiroz, Ana Camila Negri e Erasmo Spadotto
Período: 03/08 a 03/09

Com a reimpressão do catálogo dos três primeiros salões de humor realizados em 1974, 75 e 76 e exposição de alguns destes trabalhos, a Associação dos Amigos do Salão de Humor, em conjunto com a SemacTur, CEDHU e Museu Prudente de Moraes, realizam no dia 03 de agosto, às 11 horas, no Museu, o relançamento da obra e uma exposição paralela, que antecede a abertura da 45ª edição do Salão, no dia 25 de agosto.

A reimpressão do catálogo foi possível através de uma campanha pela plataforma Catarse, conseguindo apoio financeiro de artistas, intelectuais, pesquisadores da cidade e do país, para reimprimir a edição original. Serão 400 catálogos, obedecendo ao mesmo formato anterior, com 108 artistas e os textos originais da época. A novidade é a apresentação do novo documento feita pelo prefeito Barjas Negri e pela secretária da Ação Cultural e Turismo Rosangela Camolese; e no final, o agradecimento da AHA aos 52 apoiadores do projeto.

Entre as obras a serem expostas estão o clássico trabalho de Laerte Coutinho, “O rei estava vestido”, ganhador do primeiro prêmio do Salão em 1974, entre outros originais mantidos no acervo do Salão de Humor, como os trabalhos de Marcos Benjamin, MG e Luís Antonio Solda, PR. Além disso, haverá imagens do jornal “O Pasquim”, que inspirou a realização do Salão, material da imprensa local sobre o 1º Salão e fotos do lançamento do livro, “Sem sahida”, de Zélio Alves Pinto.

A curadoria da mostra foi realizada pelo presidente da AHA, Adolpho Queiroz, pela diretora Ana Camila Negri e pelo diretor do Salão, Erasmo Spadotto.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de agosto serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.