Agosto no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
AGOSTO

Exposição “Banquete Presidencial: vida pública, vida privada”
de Formandos em Museologia da ETEC / São Paulo
 
Período: 01/08 a 01/09
Curadoria: Ligia Ap. Fortuna Marrach, Marta Maria Mendonça de Almeida, Raíssa Campos Marcondes, Stefanie Clarice Ramos Moysés e Tainan Azimovas Ienne Torquete

O Museu Prudente de Moraes, juntamente com alunos formandos em Museologia da ETEC/São Paulo, oferece ao público a exposição Banquete Presidencial: vida pública, vida privada.

A presente exposição trabalha conceitos de vida pública e vida privada, através de personagens da história política brasileira: Prudente de Moraes e Campos Sales, que ocuparam o cargo de Presidência da República. Para isso, um evento específico será o principal objeto de estudo: o Banquete Presidencial oferecido a Campos Sales, tendo Prudente de Moraes como anfitrião, destacando a amizade entre os dois políticos desde o período de faculdade, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos e suas respectivas importâncias para a consolidação da, então recente, República Brasileira.

Reserva Técnica Visitável
 
Período: 01/08 a 01/09
Horário: 14h

O Museu Prudente de Moraes possibilitará durante o mês de agosto visita na Reserva Técnica da Instituição com agendamento prévio para conhecimento do público geral.

Local de guarda de acervo, a Reserva Técnica atende especificações do Conselho Internacional de Museus com armários deslizantes, controle de umidade e temperatura, acondicionamento especifico de seus quase 12.000 objetos.

Palestra “250 anos da Noiva da Colina”
 
Data: 08/08
Horário: 08h30 e 13h30

O Museu Prudente de Moraes realiza a palestra “250 anos da Noiva da Colina” voltada para público em geral e estudantes.

Ação comemorativa de aniversário de Piracicaba, a palestra abordará fatos importantes da história da cidade e tem como ponto principal desmistificar histórias e relatos sobre a Noiva da Colina.

Será abordada a história da cidade, desde antes de sua povoação, até a evolução urbana e industrial entre os séculos XIX e XX.

Encontro Rememorar
 
Data: 09/08
Horário: 14h

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público o Encontro Rememorar. A atividade será voltada aos idosos e consiste em trabalhar a memória e reminiscências através do acervo do Museu.

O encorajamento de lembranças contribui para o bem-estar por estimular as funções de memória, a habilidade de comunicação e a análise do presente, e por promover a valorização pessoal.

Os encontros serão realizados a cada dois meses para grupos da terceira idade e ministrados por Carmelina de Toledo Piza.

Projeto “Museu na Escola”
Palestra e exposição na Escola Estadual Sud Mennucci
 
Data: 11/08
Horário: 14h

O Museu Prudente de Moraes desenvolverá projeto “Museu na Escola” com palestras e exposições mensais em escolas da rede pública municipal e estadual e particular.

Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem objetivo ampliar conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.

3º APITE no SARAU
da APITE (Associação Piracicabana de Teatro)

Data: 12/08
Horário: 18h

O Museu Prudente de Moraes, juntamente com a ACAP (Associação de Cultura Artística de Piracicaba) e APITE (Associação Piracicabana de Teatro), apresentam o 3º APITE no Sarau.

O sarau contará com a participação de vários artistas de diferentes linguagens culturais, abrangendo teatro, música, poesia, humor, dança, contação de histórias e exposição de trabalhos artísticos. O objetivo do evento é fomentar a cultura artística, oferecendo aos artistas um espaço de difusão cultural e troca de experiências.

Rio das Artes 2017
de SESC Piracicaba
 
Dias: 26 e 27/08

O Museu Prudente de Moraes estará participando do “Rio das Artes 2017” com uma exposição e roda de conversa sobre Conservação e Restauro.

Durante dois dias, o SESC Piracicaba, artistas plásticos da cidade, Centros Culturais e espaços públicos abrem suas portas para exposições, intervenções, oficinas e apresentação dos trabalhos que realizam.
 
Exposição Banquete Presidencial: vida pública, vida privada

Período: 01/08 a 01/09

A exposição trabalha conceitos de vida pública e vida privada, através de personagens da história política brasileira: Prudente de Moraes e Campos Sales, que ocuparam o cargo de Presidência da República.

Roda de Conversa Sobre Conservação e Restauro de Obras de Arte

Dias: 26 e 27/08 das 10h às 13h

Christina Franco de Mendonça, Maria Cristina Paulon e Silvia Kretchetoff conversam com o público sobre a função do conservador e restaurador de obras de arte e arquitetônica.

Encontro Educativo para profissionais do Ensino
 
Data: 28/08
Horário: 9h ou 14h

O Museu Prudente de Moraes realizará Encontros Educativos para profissionais do Ensino de Piracicaba e região com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Instituição. Com isso, pretende-se proporcionar melhor aproveitamento da visita monitorada ao Museu e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula, resultando aos estudantes maior reflexão sobre identidade cultural, entretenimento e convívio social.

Esses encontros consistem em apresentar eixos curatoriais trabalhados no espaço expositivo do Museu Prudente de Moraes sobre a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, com diversos recortes temáticos.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de agosto serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.