Dezembro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2018
DEZEMBRO

Exposição “Patrimônio Cultural em Perspectiva – O histórico bairro Monte Alegre”
do Museu Prudente de Moraes

Curadoria: Yone Moreno

Período: 13/11 a 23/12

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “Patrimônio Cultural em Perspectiva – O histórico bairro Monte Alegre”.

A mostra contém fotografias dos patrimônios históricos do bairro Monte Alegre e é resultado de uma das intervenções culturais propostas pela Jornada do Patrimônio Paulista que ocorreu em Piracicaba em setembro de 2018. A intenção foi proporcionar não só o registro fotográfico desses espaços de memória, mas também estabelecer uma conexão entre a sociedade civil e a história de sua cidade, ao passo que reforça a importância da preservação desses lugares – propósito esse que também integrou o objetivo da Jornada do Patrimônio Paulista.

A leitura visual dos fotógrafos que capturaram com suas lentes o histórico bairro Monte Alegre, de forma representativa, transforma-se agora em exposição no Museu Prudente de Moraes. A curadoria é da estagiária e educadora do Museu, Yone Araujo Moreno.

Fotógrafos participantes: Yone Araujo Moreno, Rafael Gonzaga de Macedo, Matheus Cunha, Caique Freitas, Anna Neves, Willian Pinegone e Amanda Pinegone.

5ª Semana de Cultura Artística
da Associação de Cultura Artística de Piracicaba (ACAP)

Período: 03 a 07/12

Horário: 19h30

Como forma de integrar diferentes linguagens da arte, Piracicaba recebe a 5ª Semana de Cultura Artística, de 3 a 7 de dezembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

Atividades de música, literatura e artes plásticas integram a programação, que traz ainda oficina de capacitação de agentes culturais e lançamento de revista. Todas as ações possuem entrada gratuita, sempre às 19h30, sem a necessidade de inscrição ou retirada prévia de ingressos.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de dezembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.