Novembro no Museu
Curso “Elaboração de Projetos Culturais”
de Prefeitura de Piracicaba em parceria com o Senac
Local: Museu Prudente de Moraes
Período: 17/10 a 07/12
A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural (Semac), em parceria com o Senac Piracicaba, oferece ao público o curso “Elaboração de Projetos Culturais”.
As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30, no auditório do Museu Prudente de Moraes.
O curso tem como objetivo aperfeiçoar profissionais da área de produção cultural para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Estão previstas situações de ensino-aprendizagem que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, com atividades em grupo com apresentação e discussão, demonstração, exposição dialogada e experimentação, como também desenvolvimento de projeto.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no próprio Museu. Serão 25 vagas no total para maiores de 16 anos com ensino fundamental completo. Os interessados devem comparecer ao Museu munidos de cópias de um documento com foto e comprovante de residência.
Oficina de contrução de mini tambores e ganzás
com Tony Azevedo
Dia: 11/11 (sábado)
Horário: 10h
O Museu Prudente de Moraes oferece ao público oficina de contrução de mini tambores e ganzás, com o artista visual e criador do Bloco da Ema, Tony Azevedo.
A atividade é voltada para os jovens a partir dos 15 anos e consiste na abordagem de processos criativos, no empreendedorismo cultural, nos benefícios terapêuticos do trabalho manual e nos conhecimentos da cultura popular. A iniciativa tem como finalidade envolver as pessoas das comunidades. A proposta tem ainda o objetivo do trabalhar com os jovens da comunidade local, aproximando e fortalecendo o movimento artístico e cultural, principalmente o afro-brasileiro da cidade de Piracicaba.
Os mini tambores e ganzás são confeccionados com materiais simples, como cano de PVC, tubos de papelão, sementes e sobras de couros. No acabamento utiliza-se tecido de chita, cola branca e cordões de naylon.
Para participar é necessário realizar inscrição pelo telefone (19) 3422-3069 (WhatsApp) ou mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. As vagas são limitadas e gratuitas.
Yoga no Museu
com Natália Benoti
Dia: 25/11 (sábado)
Horário: 9h
O Museu Prudente de Moraes oferecerá a atividade “Yoga no Museu”. Será um encontro de uma hora com uma turma de crianças de 3 a 6 anos, podendo participar também os responsáveis. A aula terá com tema central a lenda piracicabana A Noiva do Rio, contribuindo assim para a difusão de lendas e histórias de nossa cidade.
Considerando os inúmeros fatores que influenciam para que as crianças brinquem significativamente menos ou até mesmo deixem de brincar atualmente, como o atrativo mundo digital em que elas se encontram frequentemente absortas ou a própria situação econômica em que necessitam ajudar na renda familiar, os que contam com uma agenda comprometida de atividades extracurriculares excessivas, ou até mesmo a falta de espaço físico e a violência que tem aumentado muito pelo progresso da civilização moderna, a presente oficina vem oferecer e ensinar para as crianças valores diferentes dos atuais.
Como convivemos em uma sociedade onde tudo é imediatismo, a prática do yoga, mostra ser eficiente no auxílio do desenvolvimento mental e físico das crianças, despertando a consciência ao aprender a cuidar, tanto de si, como dos outros. Através do yoga, e cada etapa da prática, e pelo movimento por si só, os alunos podem desfrutar de todos os efeitos benéficos que o movimento corporal tem em sua totalidade. Trazendo consciência corporal, autoestima, respiração melhor, concentração, convivência harmoniosa com o meio e com suas próprias emoções, tomando conhecimento do princípio expressivo e fundamento de vida saudável. Proporcionando uma pausa para a criança, dando a liberdade de ser apenas criança sem cobranças e expectativas.
A atividade consiste na abordagem dinâmica sobre o yoga, aquecimento corporal com brincadeiras, técnicas de respiração com materiaisbrinquedos, leitura da lenda “A Noiva do Rio” dentro do Museu, posturas de yoga imitando os personagens da lenda contada, relaxamento final com estímulo de sons e aromas naturais, tempo livre para brincar com elementos citados e interação com todos.