Outubro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
OUTUBRO

Exposição “História da Indumentária: O que vestia o fim do século XIX?”
de Museu Prudente de Moraes

Período: 08/09 a 14/10
Curadoria: Yone Moreno

O Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição “História da Indumentária: O que vestia o fim do século XIX?”.
A mostra visa demonstrar a forma como a evolução da indumentária estava associada aos diversos acontecimentos históricos do século XIX, como por exemplo, o desenvolvimento industrial e tecnológico. Nessa perspectiva, serão utilizadas algumas peças de roupas e acessórios provenientes do acervo do Museu Prudente de Moraes que pertenceram a personalidades da cidade de Piracicaba.
A evolução urbana de Piracicaba está diretamente ligada aos avanços industriais e tecnológicos ocorridos no final do século XIX. Nesse sentido, diversas personalidades piracicabanas de destaque também foram influenciadas pela moda europeia em voga nesse período.
A mostra contará com indumentárias completas, masculina e feminina, além de acessórios como chapéus, luvas, bengala, enfeite de cabelo, óculos do período retratado e alguns bastante curiosos, como o pente para bigode que pertenceu a João Sampaio, genro de Prudente de Moraes.
Essa exposição conta com o apoio da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (EMPEM), Jornal de Piracicaba e curadoria de Yone Moreno, estagiária educativa do Museu Prudente de Moraes.

Balaio Trançado de Histórias
com Carmelina de Toledo Piza

Data: 10/10
Horário: 13h30

O Museu Prudente de Moraes, em parceria com a Rádio Educativa FM de Piracicaba, oferece ao público o programa Balaio Trançado de Histórias.
O evento, que será gravado nas dependências do Museu Prudente de Moraes, consiste em um programa de rádio sobre literatura infantil, com muita música, poesia, entrevistas e contação de histórias. Comandado pela arte-educadora Carmelina de Toledo Piza, o programa conta com a participação de crianças que cantam, tocam instrumentos musicais e contam histórias, lendas, mitos e fábulas. Também há a participação de profissionais e/ou familiares convidados que atuam nas áreas das artes, apresentando seus respectivos trabalhos para os participantes e ouvintes.
O programa Balaio Trançado de Histórias vai ao ar semanalmente pela Rádio Educativa FM de Piracicaba (105,9), aos sábados, das 11h15 às 12h. A apresentação fica por conta de Carmelina de Toledo Piza, edição técnica de Marquinhos Ferreira, programação de áudio de Juliana Protti e direção geral de Eduardo Castro.

Encontro Rememorar

Data: 11/10
Horário: 14h

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público o Encontro Rememorar. A atividade será voltada aos idosos e consiste em trabalhar a memória e reminiscências através do acervo do Museu.
O encorajamento de lembranças contribui para o bem-estar por estimular as funções de memória, a habilidade de comunicação e a análise do presente, e por promover a valorização pessoal.
Os encontros serão realizados a cada dois meses para grupos da terceira idade e ministrados por Carmelina de Toledo Piza.

Exposição Multimídia “Tudo é um rio é tudo”
de Ana Paula Zaguetto e Paulo Munhoz

Período: 17/10 a 21/10

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição multimídia “Tudo é um rio é tudo”. Realizada pela videomaker e pesquisadora Ana Paula Zaguetto e pelo fotógrafo e desenvolvedor de realidade virtual Paulo Munhoz, a obra retrata a relação do rio com a passagem do tempo, com os espaços que percorre e com a atividade humana.
A exposição é composta por um documentário artístico e dois vídeos de realidade virtual. O documentário, exibido em um monitor, traz imagens gravadas durante 40 dias, entre os meses de agosto e outubro de 2015, do Rio Piracicaba e seu entorno e propõe a contemplação do fluxo do tempo e do rio. Já os vídeos poderão ser assistidos em óculos de realidade virtual e oferecem um passeio por territórios reais e imaginários.
A mostra audiovisual é financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Prefeitura de Piracicaba.

Projeto “Museu na Escola”
Palestra na Escola Estadual Barão do Rio Branco

Datas: 27, 31/10 e 10/11
Horário: 8h e 14h

O Museu Prudente de Moraes desenvolverá o projeto “Museu na Escola” com palestras mensais em escolas da rede pública municipal e estadual e particular.
Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.

III Fórum Regional sobre Sociedade, Cultura e Religiosidade da cidade de Piracicaba
organização de Fábio Falcão e Ismael Forte Valentin

Data: 28/10
Horário: 9h

O Museu Prudente de Moraes convida o público para o III Fórum Regional sobre Sociedade, Cultura e Religiosidade. O evento, organizado pelos Professores Dr. Fábio Falcão Oliveira e Dr. Ismael Forte Valentin, tem por objetivo apresentar temas voltados as comunidades acadêmica e comum que venham a se interessar por pesquisas e leituras voltadas a uma teologia que perspectiva o âmbito pedagógico e cultural.
Neste ano o Fórum irá apresentar, em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, palestras ministradas pelos professores Dr. Edivaldo José Bortoleto, Dr. Fábio Falcão, Dr. Ismael F. Valentin, Ma. Miriam dos S. Quirino de Castro e Moacyr B. Grande.

O evento será aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3422-3069 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Encontro Educativo para profissionais do Ensino

Data: 30/10
Horário: 9h ou 14h

O Museu Prudente de Moraes realizará Encontros Educativos para profissionais do Ensino de Piracicaba e região com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Instituição. Com isso, pretende-se proporcionar melhor aproveitamento da visita monitorada ao Museu e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula, resultando aos estudantes maior reflexão sobre identidade cultural, entretenimento e convívio social.
Esses encontros consistem em apresentar eixos curatoriais trabalhados no espaço expositivo do Museu Prudente de Moraes sobre a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, com diversos recortes temáticos.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de outubro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.