Setembro no Museu

Exposição Fotográfica “Aço”
de Raul Rozados

Curadoria: Raul Rozados e Mauricio Beraldo
Período: 01/09 a 14/10

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição fotográfica “Aço”, do fotógrafo Raul Rozados.
A mostra enfoca trens antigos e fora de circulação que estavam localizados em um pátio ferroviário da cidade de São Paulo-SP. O principal objetivo é mostrar a ação do tempo e a humana sobre o aço dos vagões, povoadas e retratadas pela visão poética do autor.
Segundo o fotógrafo, “em outubro de 2020, estive em um pátio ferroviário da cidade de São Paulo SP. Ali estavam vagões de trens desativados, consumidos pelo tempo e pela ação humana. Fui tomado por uma visão poética e anacrônica daqueles “gigantes de aço”, unidos e misturados aos homens acomodados nas suas entranhas, nas madrugadas, dias e noites, enquanto corriam sobre as linhas paralelas nas retas e curvas dos caminhos humanos. Munido da minha câmera, fiz centenas de fotos, das quais selecionei catorze para esta mostra”.
A exposição fotográfica “Aço” é composta por catorze fotografias em preto e branco, ampliadas em papel fotográfico no formato 40cm x 60cm.

17ª Primavera dos Museus
de IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)

Período: 18 a 24/09

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participa da “17ª Primavera dos Museus”, entre os dias 18 e 24 de setembro.
Coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
O tema escolhido para 2023 foi “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, oferecendo assim oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes.
O tema leva os museus a refletirem e se mobilizarem para reconhecer e valorizar a história e a memória das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas.
É por reconhecer que a democracia se faz a muitas mãos, que associamos o debate sobre a retomada da construção da democracia com a participação de muitos dos seus agentes ainda hoje invisibilizados ou marginalizados.
Portanto, a memória é um elemento vital para a construção da democracia e para a promoção da igualdade e da justiça social. Por um lado, preservar as memórias das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é fundamental para que suas lutas, realizações e identidades sejam valorizadas e respeitadas na sociedade contemporânea e os museus têm essa responsabilidade. A democracia verdadeira deve garantir a inclusão dessas vozes historicamente marginalizadas, permitindo que sejam protagonistas de seu próprio destino e da construção de um futuro mais justo e igualitário (IBRAM, 2023).

Nesta semana, o Museu Prudente de Moraes estará com a exposição temporária “Aço”, do fotógrafo Raul Rozados, contação de histórias e lendas, com Evair Sousa e a uma atividade que envolverá cultura, diversidade cultural, respeito e valorização das perspectivas dos povos originários e comunidades quilombolas, com o professor Rafael Gonzaga, o qual abordará o tema para crianças e adolescentes da Casa do Amor Fraterno de Piracicaba.

Uma Noite no Museu
com Evair Sousa

Data: 20/09
Horário: 19h às 21h

O Museu Prudente de Moraes traz ao público mais uma edição do evento Uma Noite no Museu. A programação contará com visita guiada para crianças com o contador de histórias Evair Sousa. Durante a visita, os pequenos conhecerão a história de Piracicaba e suas lendas caminhando pelos corredores do Museu, tendo contato com fotos, pinturas e objetos, tornando a narrativa mais lúdica e imersiva. Após a visita, haverá oficina de desenho e pintura, instigando os participantes a registrarem os momentos vividos dentro do Museu e suas visões acerca das lendas contadas.
Para participar da visita guiada será necessário agendamento prévio pelo telefone 3422-3069 ou e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Serão oferecidas 12 vagas para crianças de 06 a 12 anos.

As Memórias que Ninguém Lembra
com Rafael Gonzaga

Data: 22/09
Horário: 14h30

O Museu Prudente, em parceria com o Prof. Rafael Gonzaga e com a Casa do Amor Fraterno de Piracicaba, realizará uma atividade enriquecedora inspirada em uma lenda histórica da nossa cidade, com foco no bairro de Novo Horizonte.
A ação terá início com uma narração envolvente, buscando despertar o interesse de todos os participantes. Essa história, a qual remonta ao passado de Piracicaba, diz respeito a um episódio que aconteceu durante a escravidão e será abordada de maneira sensível e informativa. Em seguida, teremos uma discussão que aborda conceitos fundamentais como cultura, diversidade cultural, respeito e a valorização das perspectivas dos povos originários e comunidades quilombolas, contrapondo ao viés eurocêntrico.
Para finalizar, Rafael Gonzaga convidará os participantes a expressarem a criatividade por meio de desenhos que retratem a história conforme suas imaginações, incorporando elementos históricos pertinentes, auxiliados pelo educador nas questões de compreensão e reflexão crítica.