Novembro no Museu
MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2021
NOVEMBRO
Exposição “História das Corridas e Pilotos de Piracicaba, sob o olhar de Maks Weiser”
do acervo pessoal do próprio piloto
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 04/11 a 31/12/2021
O Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição “História das Corridas e Pilotos de Piracicaba, sob o olhar de Maks Weiser”.
A mostra tem como objetivo resgatar os anos dourados das corridas automobilísticas de Piracicaba. Para isso, contamos com as histórias e memórias de Maks Weiser, piloto que se destacou nas corridas em solo piracicabano com sua inesquecível DKW número 74.
Ao ver uma corrida de rua em Poços de Caldas, onde um DKW foi o vencedor, Maks Weiser apaixona-se pelo esporte. Ao retornar para Piracicaba, procura auxílio do prefeito Salgot Castillon e Horácio “Baby” Barioni e, juntos, conseguem planejar o Circuito Automobilístico de Piracicaba. Ruas centrais de nossa cidade serviram como circuito e receberam pilotos e automóveis diversos durante as provas nos anos 60.
A exposição contará com fotos, textos, biografia do piloto, troféus, medalhas e documentos que são acervo pessoal de Maks Weiser e contam parte da história e memória desse esporte de velocidade nas ruas de Piracicaba.
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados e feriados, das 10h às 14h
Encontro “Semeando a trajetória dos saberes da Arte Circense: Rico Veneno e família”
Bate-papo, interação com o público e exposição de fotos
Dia: 05/11/2021
Horário: 19h30
O Museu Prudente de Moraes, promove na sexta-feira, dia 05 de novembro de 2021, às 19:30h, no auditório Helena Hovay Benetton, um encontro especial com a Família Veneno, com o tema, “Semeando a trajetória dos saberes da Arte circense: Rico Veneno e família”.
O encontro contará com bate papo abordando o início e a trajetória da família circense, conversas e interação com o público e exposição de fotos do acervo pessoal da família. No evento, serão entregues exemplares autografados da obra “Circo do Veneno”, de autoria de Diógenes Donisete Moreira, o palhaço Rico Veneno.
O Circo do Veneno foi criado na década de 1940, por Osvaldo Moreira. Era instalado em terrenos baldios pelos bairros da cidade de Piracicaba e levava entretenimento por onde passava, com suas peças cômicas e populares.
Na oportunidade vamos traçar uma linha do tempo enfatizando o potencial educativo e transformador do circo, além de seu aspecto cultural e lúdico para o imaginário coletivo. As atividades artísticas originadas do circo oportunizam o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da cooperação ao serem utilizadas como elemento cultural.
Além disso, o público poderá apreciar imagens da trajetória da família Veneno que retratam o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos artistas.
Apresentação musical e demonstração de capoeira
com Mestre Geninho
Dia: 09/11/2021
Horário: 11h e 15h
O Museu Prudente de Moraes, promove uma apresentação musical e demonstração da arte da capoeira com o Mestre Geninho. O músico e mestre de capoeira apresentará canções de seu repertório próprio e músicas consagradas que levam o nome da cidade de Piracicaba. Além disso, será realizada apresentação de capoeira e bate-papo com os alunos da Escola Estadual João Neves de Almeida, do bairro Tanquinho.
Palestra “Proclamação da República: o envolvimento de Prudente de Moraes
com Bianca Andrade e Gabriel Tenório (estagiários educadores)
Dia: 16/11/2021
Horário: 10h
O Museu Prudente de Moraes, promove palestra com os historiadores Bianca Andrade e Gabriel Tenório, ambos estagiários educadores do Museu. A palestra abordará a participação de Prudente de Moraes e Manoel de Moraes Barros na elaboração e consolidação da República Brasileira. Este evento contará com a participação dos alunos da Escola Estadual Morais Barros.