Abril no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2018
ABRIL

Exposição “Remetentes Postais” – Convocatória Internacional de Arte Postal
promovida por Renata Ghirotto, Liliana Menegali, Zelinda Jordão e Alzira Ballestero

Curadoria: Ateliê Casa 3
Período: 03/04 a 19/05

O Museu Prudente de Moraes, com apoio da Associação de Cultura Artística de Piracicaba (ACAP), oferecem ao público a exposição “Remetentes Postais”. A mostra reúne mais de 200 cartões originais de arte postal.

Artistas do Brasil e diversos países responderam a “Convocatória Internacional de Arte Postal”, promovida pelas artistas Renata Ghirotto, Liliana Menegali, Zelinda Jordão e Alzira Ballestero, integrantes do Ateliê Casa 3, durante o ano de 2017.

Os cartões foram produzidos com diversas técnicas diferentes, como desenho, nanquim, pintura à óleo, acrílica, colagem e aquarela e são provenientes de artistas de vários locais do Brasil e de diversos países, dentre eles Itália, Estados Unidos, Finlândia, Argentina, Turquia, Espanha, Uruguai, México, Alemanha, Áustria, Bélgica e Holanda.

Sem seleção por júri, os cartões podem também serem vistos em exposição virtual: ateliecasa3.wixsite.com/convocatoria.

Ação Global Museum Week

Período: 23 a 29/04

O Museu Prudente de Moraes participa do Museum Week 2018. Institutos culturais do mundo todo são convidados a divulgarem suas atividades, cotidiano e curiosidades por meio das redes sociais durante uma semana.

Essa ação global permite o intercâmbio de informações entre os museus e com seus visitantes. Serão sete dias, sete temas e sete hashtags, buscando atrair novos e diferentes públicos por meio das redes sociais.

O Museu Prudente de Moraes estará participando novamente neste ano, permitindo que o público tenha novas perspectivas sobre a instituição.

Este ano, o #MuseumWeek terá como foco a convivência, cidadania e tolerância. Os temas serão em torno de mulheres, cidade, herança cultural, profissões, crianças, natureza e diferenças. Sendo assim, as instituições terão que relacionar o acervo e o trabalho de cada uma delas com os assuntos propostos, de uma forma criativa e, sempre que possível, envolvendo o público visitante.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de abril serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.