Abril no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
ABRIL

Assessoramento Técnico

Data: 12/04
Horário: 13h às 17h

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu Prudente de Moraes convidam profissionais que atuam em museus, arquivos e bibliotecas para Assessoramento Técnico.

O encontro tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto “Preservação museológica do acervo histórico e artístico do Museu Prudente de Moraes” – Edital PROAC nº 18/2018 – na área de conservação do acervo fotográfico e textual referentes à cidade de Piracicaba e Prudente de Moraes, nos séculos XIX e XX.

As vagas são limitadas, sendo necessário agendamento prévio pelo e-mail:

mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Exposição “Correspondência”
de Grupo Contos e Pontos

Curadoria: Grupo Contos e Pontos
Período: 25/04 a 25/05

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “Correspondência”.

Através de uma abordagem contemporânea, os trabalhos de bordado do grupo Contos e Pontos podem ser compreendidos como um meio de manifestação artística, ultrapassando os limites tradicionalmente atribuídos a este ofício. O processo de trabalho é individual, mas são em reuniões mensais que acontece a realimentação para o trabalho coletivo – é o momento de fundir e de costurar conversas que enriquecem ainda mais o trabalho pessoal.

Cada projeto realizado pelo grupo segue uma dinâmica diferente e singular; ora inspirados em contos e crônicas, ora em poesias e hai cais, o que há em comum nos projetos é o desejo de expressar experiências vividas.

Diferente dos demais projetos realizados pelo grupo, Correspondência é especialmente autoral, pois o grupo se inspirou em sua própria história, e cada uma bordou para outra a história dessa relação. Os sorteios nortearam esta ciranda – nome por nome foi-se revelando, provocando o desafio da construção de uma imagem que relacionasse sentimentos à pessoa sorteada. Este processo teve a duração de três anos e os Correios/ECT e seus carteiros foram os veículos das idas e vindas da produção final de 72 postais bordados.

O tempo foi ocupado de maneira diferente para a realização deste trabalho. Ele deixou de ser uma sentença e se alargou para que cada uma mergulhasse em suas recordações e percepções sobre a amiga, sobre a trajetória de 15 anos de convivência exercitando o ancestral ofício do bordado. Enfim, trata-se de uma produção que estabelece, com simplicidade e delicadeza, complexas relações e manifestações de sentimentos.

Cada bordado mede aproximadamente 12 x 18 cm, são pequenas pérolas, que quando juntas, tem a força gigante da amizade.

Oficina de bordado “Postal Bordado”
de Grupo Contos e Pontos

 Dia: 25/04
Horário: 9h às 12h – 13h às 16h

Juntamente com a abertura da exposição Correspondência, o Museu Prudente de Moraes realizará uma oficina de bordado intitulada “Postal Bordado”.

A oficina tem como proposta interpretar, através do bordado livre, a história de cada participante sobre o tema “Postal Bordado”. Esta valorização será estimulada com a proposta de liberdade de criação – o bordado será trabalhado numa perspectiva transformadora, aliada a outros materiais além da linha e agulha.

Os participantes deverão trazer tesoura, agulhas e linhas de cores e espessuras variadas e estar familiarizados com o trabalho de bordado.

É necessário realizar agendamento prévio pelo telefone (19) 3422-3069.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de abril serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.