Agosto no Museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
AGOSTO

Exposição “Permaneço Rio: eu fico, você fica, convivemos”
de PROAC

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 23/07 a 07/09

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu Prudente de Moraes oferecem ao público a exposição “Permaneço Rio: eu fico, você fica, convivemos”. A mostra integra o projeto “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes” – Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Edital n.º 18/2018.

O que o Rio de Piracicaba diria a respeito de suas profundas transformações, consequência do desenvolvimento da cidade? A exposição é resultado de uma leitura que trata o Rio de Piracicaba como sujeito patrimônio desta cidade, e que permitindo suas mudanças socioeconômicas, as manifestações culturais em suas margens e as criações dos homens no plano do tangível e intangível se comporta de forma viva e autônoma. Este Rio vivo e pleno de significados é apresentado nesta exposição que será compartilhada pelos piracicabanos de origem e pelos piracicabanos de coração.

A mostra permitirá a reflexão e a interatividade, fazendo uso de um acervo fotográfico, tridimensional e audiofônico, alcançando a pluralidade do público, contribuindo para a democratização da informação e do acesso ao patrimônio cultural.

Participaram do processo de criação da exposição Diná Jobst, Daisy Estrá, Renata Gava, Mauricio Beraldo, Taiane Melo, Yone Moreno, Laura Lima, Caroline Margiota, Isabella Scarpelini, Bárbara Alves e Marina Prestes.

Projeto “Museu na Escola” Palestras em Instituições Públicas e Privadas de Ensino
de Museu Prudente de Moraes

Período: mensal
Horário: 9h e 14h

O Museu Prudente de Moraes desenvolverá o projeto “Museu na Escola”, com palestras mensais em escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular de Piracicaba.

Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem o objetivo de ampliar o conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.

Projeto “LIBRAS no Museu”
de Museu Prudente de Moraes

Período: visita agendada
Horário: 9h e 14h

O Museu Prudente de Moraes, através do projeto LIBRAS no Museu, pretende tornar possível a acessibilidade de pessoas surdas e deficientes auditivas em seu espaço. O público  referido terá direito a monitoria em LIBRAS realizada por uma educadora do Museu, conhecedora da linguagem de sinais.  O projeto também propõe aulas de LIBRAS básicas para os funcionários do Museu, para que haja no local uma estrutura para receber essa visitação.

Com isso, o Museu pretende incluir esse público na sociedade e na educação, proporcionando a estes o conhecimento histórico sobre a cidade de Piracicaba e sobre a vida pública e privada de Prudente de Moraes.

As visitas em LIBRAS deverão ser agendadas previamente.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de agosto serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.