Dezembro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
DEZEMBRO

Exposição “Reforma sanitarista em Piracicaba no final do século XIX”
do acervo do Museu Prudente de Moraes

 Período: 14/11 a 09/12

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “Reforma sanitarista no final do século XIX”, do acervo da própria Instituição.

A mostra tem como objetivo demonstrar as transformações ocorridas ao final do século XIX na cidade de Piracicaba em relação às questões sanitárias e higienistas vigentes no período da Primeira República. Essas mudanças foram implementadas por Paulo de Moraes Barros e visavam melhorar a qualidade de vida dos munícipes, eliminando doenças e epidemias resultantes da má qualidade higiênica da cidade.

Balaio Trançado de Histórias
com Carmelina de Toledo Piza

 Data: 12/12
Horário: 13h30

O Museu Prudente de Moraes, em parceria com a Rádio Educativa FM de Piracicaba, oferece ao público o programa Balaio Trançado de Histórias.

O evento, que será gravado nas dependências do Museu Prudente de Moraes, consiste em um programa de rádio sobre literatura, com muita música, poesia, entrevistas e contação de histórias. Comandado pela arte-educadora Carmelina de Toledo Piza, o programa conta com a participação de crianças que cantam, tocam instrumentos musicais e contam histórias, lendas, mitos e fábulas. Também há a participação de profissionais e/ou familiares convidados que atuam nas áreas das artes, apresentando seus respectivos trabalhos para os participantes e ouvintes.

O programa Balaio Trançado de Histórias vai ao ar semanalmente pela Rádio Educativa FM de Piracicaba (105,9), aos sábados, das 11h15 às 12h. A apresentação fica por conta de Carmelina de Toledo Piza, edição técnica de Marquinhos Ferreira, programação de áudio de Juliana Protti e direção geral de Eduardo Castro.

Exposição “Bonecas Antigas”
do acervo particular de Cristina Paulon

Curadoria: Cristina Paulon
Período: 19/12 a 27/01/18

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição Bonecas Antigas, do acervo pessoal da restauradora Cristina Paulon.

A mostra contará com 60 exemplares de bonecas da década de 1940 até os dias atuais. A coleção se iniciou com uma pequena boneca de plástico, fabricada pela Estrela e continuou agregando exemplares de diversas origens e materiais desde então.

As bonecas, como as conhecemos hoje, sofreram transformações ao longo do tempo, tanto no modo de fabricação quanto em suas funções. De manequins para apresentação da alta moda feminina europeia à brinquedo recreativo, as bonecas percorreram um longo caminho, instigando o imaginário das crianças e contribuindo para contar a história de nossa sociedade de forma lúdica.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de dezembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.