Dezembro no Museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
DEZEMBRO

Campanha Sonhar o Mundo – A Cultura como Direito
de SISEM-SP

 Data: 10 e 12/12
Horário: 9h

O Museu Prudente de Moraes participa pela primeira vez da campanha Sonhar o Mundo, que será realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pelo SISEM-SP, com o apoio da ACAM Portinari, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Museu do Futebol, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuíre.

A edição da campanha deste ano terá como foco a “Cultura como Direito”. Com isso, o Museu Prudente de Moraes realizará nos dias 10 e 12 de dezembro, o Encontro Rememorar, atividade voltada aos idosos. Esta ação é composta por dinâmicas sensoriais relacionando a memória, as lembranças e os cinco sentidos – olfato, paladar, visão, tato, audição, e visitas mediadas na exposição permanente com interação de objetos e saberes e experiências partilhadas pelo grupo visitante. O objetivo é o de instigar as lembranças e reminiscências dos idosos, contribuir para o bem-estar, para a estimulação da memória, a habilidade de comunicação e a análise do presente, socialização e a promoção da valorização pessoal.

Sendo assim, o Museu pretende dar maior visibilidade ao direito à cultura para os idosos, contribuindo para o enriquecimento cultural e social desta parcela da população.

Projeto “LIBRAS no Museu”
de Museu Prudente de Moraes

Período: visita agendada
Horário: 9h e 14h

O Museu Prudente de Moraes, através do projeto LIBRAS no Museu, pretende tornar possível a acessibilidade de pessoas surdas e deficientes auditivas em seu espaço. O público  referido terá direito a monitoria em LIBRAS realizada por uma educadora do Museu, conhecedora da linguagem de sinais.  O projeto também propõe aulas de LIBRAS básicas para os funcionários da instituição, para que haja no local uma estrutura para receber essa visitação.

Com isso, o Museu pretende incluir esse público na sociedade e na educação, proporcionando a estes o conhecimento histórico sobre a cidade de Piracicaba e sobre a vida pública e privada de Prudente de Moraes.

As visitas em LIBRAS deverão ser agendadas previamente.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de dezembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.