Janeiro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
JANEIRO

Exposição “Museu de Memórias Fugazes”
de Paulo Munhoz e Ester Ferreira

Curadoria: Paulo Munhoz e Ester Ferreira

Período: 08 a 16/01

Com o objetivo de trazer à tona as memórias e as vivências de crianças em situação de vulnerabilidade social, o Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição multimídia intitulada “Museu de Memórias Fugazes”. A instalação, que utiliza suportes interativos, óculos de realidade virtual, paisagem sonora e projeções sobre tecidos, é coordenada pelo fotógrafo e psicólogo Paulo Munhoz.

A instalação reúne fotografias e paisagem sonora em um ambiente virtual, em que são utilizados suporte de tour 360 e óculos VR, além de projeção de imagens sobre elementos encontrados na mesma. A musicista, professora e pesquisadora Ester Ferreira atua na construção e composição da paisagem sonora.

Entre os intuitos estão o de promover a reflexão do uso da tecnologia como uma ferramenta de comunicação parcial, gerar reflexão, de forma a trabalhar questões fundamentais como a diversidade e, ainda, oferecer uma vivência artística voltada às novas tecnologias artísticas ao público em geral.

A mostra é financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Exposição de Maquetes de Edifícios Históricos – Piracicaba nos séculos XIX-XX
da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-CAMPINAS

Curadoria: Profª. Drª. Ivone Salgado, Profª. Drª. Renata Baesso Pereira, Ana Beatris Menegaldo, Bruna Merotti, Fernanda Farche, Lara Duarte, Marcela Cardinalli e Renan Treft

Período: 29/01 a 09/03

Alunos, professoras e monitores da disciplina de Arquitetura no Brasil da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas expõem maquetes de edifícios históricos no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A mostra é organizada pelas professoras Dra. Renata Baesso Pereira e Dra. Ivone Salgado, juntamente com os monitores Ana Beatris Fernandes Menegaldo, Bruna Merotti, Lara Duarte, Marcela Cardinalli, Fernanda Farche e Renan Treft. Essa exposição conta com a parceria do arquiteto Marcelo Cachioni, responsável pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Piracicaba, órgão ligado ao IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

Na mostra o público poderá vivenciar aspectos relacionados à temática de enfoque da disciplina que contempla o estudo da história da Arquitetura no Brasil entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX. Dentro do quadro de ensino da disciplina, no contexto da cidade de Piracicaba são estudados os programas e linguagens artísticas desenvolvidas na arquitetura religiosa e civil urbana, estudando exemplares construídos na cidade durante o Império e a Primeira República, com destaque para as técnicas construtivas e as edificações representativas do período. Como parte dos trabalhos, os alunos desenvolvem o estudo de edifícios deste período que ao final dão forma às maquetes, objeto foco da exposição.

A elaboração de maquetes contribui para o ensino da história da arquitetura brasileira, permitindo aos alunos uma melhor compreensão espacial dos edifícios. As pesquisas sobre a história dos edifícios também fomentam a reflexão crítica sobre os contextos sociais e culturais nos quais estes se inserem, além de promover a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural edificado.

Projeto – Férias no Museu

Período: 08 a 25/01 (terça a sexta-feira)

Horário: 14h às 16h

Agendamento: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br / (19) 3422-3069

Nos meses de férias escolares, o Museu Prudente de Moraes desenvolverá oficinas lúdicas relacionadas à educação patrimonial envolvendo diversão, criatividade e educação. As atividades serão desenvolvidas com crianças e adolescentes, na faixa etária entre 06 e 12 anos, com agendamento prévio e devidamente acompanhados de seus responsáveis.

Terças-feiras: “Aprender e brincar” – brincadeiras antigas e jogos.

Quartas-feiras: “Conhecendo a cidade da época dos nossos avós!” – atividades relacionadas aos patrimônios de Piracicaba.

Quintas-feiras: “Mãos à obra!” – construção de obras de arte com materiais recicláveis.

Sextas-feiras: Oficina de origami com Dorinha e Richard Kennedy.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de janeiro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.