Julho no Museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
JULHO

Exposição “A Bola”
de Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 04/06 a 12/07

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “A Bola”, da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A mostra é formada por obras em acrílico sobre tela, fotografias e textos do artista e curador Alemberg Quindins.

Neste projeto, Quindins reverencia a bola na infância, que é a protagonista dentro de um campo de futebol, levando tristeza para uns e trazendo alegria para outros.

A bola perpassa tela a tela, interligando cenas e contando histórias, como as contas que correm em um cordão na ladainha de um rosário.

O universo visual tem como ambiente a década de 70, quando o artista gostava de ouvir os jogos pelo rádio, ver as imagens através da revista Placar e do Canal 100, cinejornal que passava antes dos filmes, nas sessões de cinema.

Nas telas, a bola se apresenta em três dimensões: com volume na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de criança do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea.

Projeto – Férias no Museu

Período: 02 a 19/07 (terça a sexta-feira)
Horário: 14h às 16h
Agendamento: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br / (19) 3422-3069

Nos meses de férias escolares, o Museu Prudente de Moraes desenvolverá oficinas lúdicas relacionadas à educação patrimonial envolvendo diversão, criatividade e educação. As atividades serão desenvolvidas com crianças e adolescentes, na faixa etária entre 06 e 12 anos, com agendamento prévio e devidamente acompanhados de seus responsáveis.

Terças-feiras: “Aprender e brincar” – brincadeiras antigas e jogos.
Quartas-feiras: “Oficina de origami” com Dorinha e Richard Kennedy
Quintas-feiras: “Conhecendo a cidade da época dos nossos avós!” – atividades relacionadas aos patrimônios de Piracicaba.
Sextas-feiras: “Mãos à obra!” – construção de obras de arte com materiais recicláveis.

Workshop Ações Preventivas e Políticas Museológicas
com Diná Jobst e Daisy Estrá

Data: 15/07
Horário: 09h às 16h30

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu Prudente de Moraes convidam profissionais que atuam em museus, arquivos e bibliotecas para o workshop “Ações Preventivas e Políticas Museológicas”. O evento faz parte da programação do projeto “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes” – Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Edital n.º 18/2018, onde o museu Museu Prudente de Moraes foi selecionado.

Ministrado pela museóloga Diná Jobst e pela conservadora restauradora Daisy Estrá,  o programa será apresentado através dos seguintes tópicos:

Políticas Museológicas – Documentação Museológica: Dados básicos; Politica de Aquisição: a formação de acervos; Ficha Catalográfica; Museus e suas tipologias; Dinamização e revitalização dos museus; Os museus no século XXI;

Ações Preventivas – Documentação de conservação; Conservação e Segurança; Manuseio; Higienização; Acondicionamento; Fatores Ambientais; Transporte.

As vagas são limitadas, sendo necessário agendamento prévio pelo e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Exposição “Permaneço Rio: eu fico, você fica, convivemos”
de PROAC

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 23/07 a 07/09

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu Prudente de Moraes oferecem ao público a exposição “Permaneço Rio: eu fico, você fica, convivemos”. A mostra integra o projeto “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes” – Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Edital n.º 18/2018.

O que o Rio de Piracicaba diria a respeito de suas profundas transformações, consequência do desenvolvimento da cidade? A exposição é resultado de uma leitura que trata o Rio de Piracicaba como sujeito patrimônio desta cidade, e que permitindo suas mudanças socioeconômicas, as manifestações culturais em suas margens e as criações dos homens no plano do tangível e intangível se comporta de forma viva e autônoma. Este Rio vivo e pleno de significados é apresentado nesta exposição que será compartilhada pelos piracicabanos de origem e pelos piracicabanos de coração.

A mostra permitirá a reflexão e a interatividade, fazendo uso de um acervo fotográfico, tridimensional e audiofônico, alcançando a pluralidade do público, contribuindo para a democratização da informação e do acesso ao patrimônio cultural.

Participaram do processo de criação da exposição Diná Jobst, Daisy Estrá, Renata Gava, Mauricio Beraldo, Taiane Melo, Yone Moreno, Laura Lima, Caroline Margiota, Isabella Scarpelini, Bárbara Alves e Marina Prestes.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de julho serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.