Julho no Museu
Monólogo “Fuga, do cênico a reflexão”
com Elson de Belém
Data: 01/07 (sexta-feira)
Horário: 19h
O ator Elson de Belém encena o monólogo Fuga, do Cênico a Reflexão, adaptado do conto A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa.
Desde os primeiros passos do ator em cena, o público vai se deparar com o insólito da obra rosiana: o que vem a ser a montagem de Fuga – do Cênico a Reflexão, adaptada do conto A Terceira Margem do Rio. A expressão provoca o entendimento a fim de despertá-lo para o mundo do inconsciente, do abstrato. A terceira margem em cena vai ser aquilo que não se vê, que não se toca, que não se conhece.
O ator é o pai, ao ir à procura da terceira margem do rio, buscando o desconhecido dentro de si mesmo; o isolamento é a única maneira encontrada para procurar entender os mistérios da alma, o incompreensível da vida. A estranha história do homem que abandona sua família para viver em uma canoa e nunca mais sair dela é ricamente interpretada pelo ator para discorrer sobre o medo do desconhecido.
“Nosso desejo é que o ator consiga despertar no público catarse a ponto de todos sentirem as dores e expectativas da personagem quando ele em cena demonstra não ser capaz de transcender, de realizar seu salto. Na concepção desta obra cada marcação fazemos uma viagem em nossas vidas, e queremos em breve que todos também possam vasculhar seus guardados da memória em busca da terceira margem que de fato existe”, completa Élson, que também dirige o espetáculo.
Projeto Propagando Arte
em parceria com a APAP
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 05/07 a 06/08
O Museu Prudente de Moraes continua neste mês de julho com o projeto Propagando Arte, em parceria com a APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).
O projeto visa receber mensalmente obras de arte provenientes de artistas locais, contribuindo para a divulgação dos trabalhos e da arte em geral, fornecendo ao público visitante uma mostra significativa do que se tem produzido nas várias faces das artes plásticas.
Nesta mostra teremos obras de Arlete Brito, Pedro Baccarin, Josimara Diogo e Regina Villara.
A exposição ocorrerá em uma sala do Museu ambientada com móveis dos séculos XIX e XX, integrando assim as obras ao espaço histórico.
Exposição Itinerante “Museu Prudente de Moraes: 65 anos de história”
de Museu Prudente de Moraes
Curadoria: Equipe do Museu
Período: 04/07 a 27/08
No ano em que o Museu Prudente de Moraes comemora 65 anos, a instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, leva às unidades do Centro de Educação Digital uma exposição itinerante, intitulada Museu Prudente de Moraes: 65 anos de história.
A mostra é composta por banners que retratam a trajetória do Museu nesses 65 anos, além de suas ações educativas e culturais, programas sempre presentes no cotidiano institucional. O objetivo é levar informações da história do Museu para todas as regiões da cidade, atendendo 14 polos dos Centros Digitais, além da própria sede da Secretaria de Educação. Com isso, o Museu Prudente de Moraes espera atingir o público frequentador dos Centros Digitais, despertando assim a intenção destes em visitar o local e conhecer a história do Museu e de Piracicaba.
No período de 05 de julho a 06 de agosto, a exposição itinerante poderá ser vista nos Centros de Educação Digital dos bairros Jardim Gilda, Jardim Tóquio e Eldorado/Cecap.
Exposição “90 anos da Revolução de 1932”
de Museu Prudente de Moraes
Curadoria: Equipe do Museu
Período: 09/07 a 27/08
Em comemoração aos 90 anos do conflito, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), apresenta a exposição “90 anos da Revolução de 1932”, elaborada com o acervo da própria instituição. A mostra será aberta no dia 09 de junho com entrada gratuita.
A mostra contará com diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas e que pertencem ao acervo do Museu. Serão expostas imagens, medalhas, documentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos que atualmente guardam a memória de pessoas e ex-combatentes que contribuíram para que nosso país alcançasse uma Constituição mais justa e igualitária.
O acervo do Museu Prudente de Moraes guarda um grande número de objetos e documentos referentes a este importante conflito, frutos de doações dos próprios combatentes ou de seus familiares.
Projeto – Férias no Museu
Dias: 12, 14, 19 e 21/07
Horário: 14h às 16h
Agendamento: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br / (19) 3422-3069
Nos meses de férias escolares, o Museu Prudente de Moraes desenvolverá oficinas lúdicas relacionadas à educação patrimonial envolvendo diversão, criatividade e educação. As atividades serão desenvolvidas com crianças e adolescentes, na faixa etária entre 06 e 12 anos, com agendamento prévio e devidamente acompanhados de seus responsáveis.
Nesses dias teremos brincadeiras antigas, quebra-cabeça, jogo da memória, colagem, contação de histórias, pintura e diversas atividades recreativas.
Lançamento do livro “Piracicaba Antiga – A foto e a história”, de Edson Rontani Júnior
em parceria com IHGP
Data: 21/07
Horário: 19h30
O Museu Prudente de Moraes, em parceria com o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piraciacaba), traz ao público o lançamento do livro Piracicaba Antiga – A foto e a história, de autoria de Edson Rontani Júnior.
A obra é uma coletânea da coluna “A foto e a história” publicada desde 2006, aos sábados na Tribuna Piracicabana. Pesquisa vencedora na categoria documentário do Prêmio Garcia Netto, outorgado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.
O livro explora uma foto e uma história sobre ela, envolvendo a sociedade piracicabana, o esporte e personalidades que aqui passaram, desde o século XIX até os dias atuais.
Edson Rontani Júnior é jornalista, radialista e escritor. Presidente do IHGP e diretor da Academia Piracicabana de Letras.