Junho no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
JUNHO

Exposição “A bola”
de Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 04/06 a 12/07

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “A bola”, da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A mostra é formada por obras em acrílico sobre tela, fotografias e textos do artista e curador Alemberg Quindins.

Neste projeto, Quindins reverencia a bola na infância, que é a protagonista dentro de um campo de futebol, levando tristeza para uns e trazendo alegria para outros.

A bola perpassa tela a tela, interligando cenas e contando histórias, como as contas que correm em um cordão na ladainha de um rosário.

O universo visual tem como ambiente a década de 70, quando o artista gostava de ouvir os jogos pelo rádio, ver as imagens através da revista Placar e do Canal 100, cinejornal que passava antes dos filmes, nas sessões de cinema.

Nas telas, a bola se apresenta em três dimensões: com volume na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de criança do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea.

Assessoramento Técnico

Data: 07/06
Horário: 13h às 17h

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu Prudente de Moraes convidam profissionais que atuam em museus, arquivos e bibliotecas para Assessoramento Técnico.

O encontro tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto “Preservação museológica do acervo histórico e artístico do Museu Prudente de Moraes” – Edital PROAC nº 18/2018 – na área de conservação do acervo fotográfico e textual referentes à cidade de Piracicaba e Prudente de Moraes, nos séculos XIX e XX.

As vagas são limitadas, sendo necessário agendamento prévio pelo e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de junho serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.