Junho no Museu
Projeto Propagando Arte
em parceria com a APAP
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 02/06 a 02/07
O Museu Prudente de Moraes continua neste mês de junho com o projeto Propagando Arte, em parceria com a APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).
O projeto visa receber mensalmente obras de arte provenientes de artistas locais, contribuindo para a divulgação dos trabalhos e da arte em geral, fornecendo ao público visitante uma mostra significativa do que se tem produzido nas várias faces das artes plásticas.
Nesta mostra teremos obras de Ivania Macedo Rocha Tanaka, Irene Fraga, Melissa Sanches Pozzi, Maria Aparecida Massa, Alda Datti, João Caravita e Vera Gutierrez.
A exposição ocorrerá em uma sala do Museu ambientada com móveis dos séculos XIX e XX, integrando assim as obras ao espaço histórico.
Exposição Itinerante “Museu Prudente de Moraes: 65 anos de história”
de Museu Prudente de Moraes
Curadoria: Equipe do Museu
Período: 17/05 a 01/07
No ano em que o Museu Prudente de Moraes comemora 65 anos, a instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, leva às unidades do Centro de Educação Digital uma exposição itinerante, intitulada Museu Prudente de Moraes: 65 anos de história.
A mostra é composta por banners que retratam a trajetória do Museu nesses 65 anos, além de suas ações educativas e culturais, programas sempre presentes no cotidiano institucional. O objetivo é levar informações da história do Museu para todas as regiões da cidade, atendendo 14 polos dos Centros Digitais, além da própria sede da Secretaria de Educação.
Com isso, o Museu Prudente de Moraes espera atingir o público frequentador dos Centros Digitais, despertando assim a intenção destes em visitar o local e conhecer a história do Museu e de Piracicaba.
Inicialmente, entre 17 de maio e 01 de julho, a exposição itinerante estará no hall da Secretaria de Educação. Após esse período, a mostra percorrerá os Centros de Educação Digital, atendendo assim diversos bairros do município.
Ação Global Museum Week 2022
Período: 13 a 19/06
Pelo oitavo ano consecutivo, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participará da ação global #MuseumWeek, por meio das redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. Neste ano, a iniciativa será realizada entre os dias 13 e 19 de junho, com foco nas rápidas transformações da sociedade pela tecnologia digital.
Instituições culturais do mundo todo são convidadas a divulgar suas atividades, cotidiano e curiosidades por meio das redes sociais durante uma semana. Essa ação global permite o intercâmbio de informações entre os museus e seus visitantes.
A ação realizada esse ano foca no papel das instituições culturais em um mundo hiperconectado e hiperglobalizado, acompanhando o público nas rápidas mudanças trazidas pela tecnologia digital. Por isso, em 2022, o tema será “Cultura, Sociedade e Inovação”.
Esta é uma oportunidade para que as organizações culturais abordem temas sociais e para que estimulem a percepção do público conectado compartilhando conteúdo histórico, científico e artístico ao longo da tradicional campanha “7 dias, 7 temas, 7 hashtags”. A oportunidade para que os profissionais da cultura dialoguem a respeito da inovação cultural e falem sobre a própria razão de ser na era digital.
Os temas abordados serão: inovação, criatividade, liberdade, sexualidade, meio ambiente, lições de vida e dança.
Oficina RPG no Museu
de Fundação Triunfo
Data: 18/06 (sábado)
Horário: 10h às 14h
Que tal aprender mais sobre a história da sua cidade e do seu país jogando? Então, junte-se a Fundação Triunfo e venha viver aventuras épicas nesta Oficina de RPG que será realizada no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
Nesse jogo você assumirá o papel de um aventureiro, em busca de desvendar a “história secreta” de nossa nação. Cada bem cultural, cada ginga, cada cantiga pode conter uma pista para esse grande mistério. Lute, explore, desvende e viva grandes emoções ao lado de incríveis companheiros!
As “Oficinas de Imersão Cultural e RPG” é uma proposta de mediação da educação para o patrimônio, onde se utilizará o RPG (Role-playing game) FUNDAÇÃO TRIUNFO, entendendo o mecanismo deste jogo como uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal e de habilidades estratégicas, onde os envolvidos são convidados a exercitarem a criatividade, explorarem argumentos e, nesse sentido, exporem e confrontarem valores morais e éticos.
O “Role-playing Game” (jogo de representação) surgiu na década de setenta nos Estados Unidos. É um jogo de contar histórias, semelhante às brincadeiras de “faz de conta”, no qual os participantes representam heróis em mundos fantásticos.
Uma partida de RPG se inicia pelo narrador que narra uma aventura, apresentando desafios e surpresas a cada partida, enquanto os jogadores – como personagens principais – usam sua imaginação para descrever ações nesse mundo. Vale lembrar que este é um jogo onde todos são vencedores, e o maior prêmio é viver aventuras incríveis ao lado de seus amigos!
A iniciativa Fundação Triunfo é um projeto de impacto social que visa potencializar indivíduos e aproximá-los dos patrimônios culturais do Brasil, utilizando jogos analógicos e RPG.
Serão oferecidas 18 vagas, sendo necessária a inscrição pelo telefone (19) 3422-3069 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Classificação indicativa: 12 anos.
Lançamento do livro “Guia das Plantas da Mata Atlântica: Floresta Estacional”
de IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)
Data: 24/06
Horário: 19h30
Em parceria com o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), o Museu Prudente de Moraes promove o lançamento do livro “Guia das Plantas da Mata Atlântica: Floresta Estacional”, dos autores Vinicius Castro Souza, Cássio Patrocínio Toledo, Daniella Sampaio, Narcísio Costa Bígio, Gabriel Dalla Coletta, Natália Macedo Ivanauskas e Thiago Bevilacqua Flores.
A Mata Atlântica se estende ao longo do litoral brasileiro, de norte a sul do país. Essa ampla distribuição, ao longo de diferentes gradientes de temperatura e altitude, resultou em uma flora riquíssima, formando um mosaico de tipos de vegetação que se inicia na linha de praia e segue até o interior do continente. Nessa porção mais interiorana, onde há uma maior diferença na quantidade de chuva ao longo das estações do ano, ocorre a Floresta Estacional, que não fica atrás em relação à biodiversidade e à exuberância de suas espécies, quando comparada com as florestas úmidas da costa brasileira. Uma característica marcante desta floresta é sua resposta ao período seco ou mais frio, quando a maior parte das árvores perde as suas folhas, voltando a recuperá-las no início das chuvas. Esse fenômeno pode ser observado principalmente nas maiores árvores desta floresta, como os angicos, jequitibás, perobas, paineiras e jacarandás. O resultado é um clima mais seco e maior quantidade de luz no interior dessas florestas, o que tem consequências na composição da flora e fauna.
Este livro é destinado aos botânicos e profissionais da área ambiental e àqueles interessados pela flora brasileira, apresentando mais de 1.000 fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil. Adicionalmente, incorporamos um estudo de planejamento da composição florística do Jardim Botânico de Piracicaba, o qual tem como missão a conservação da flora magnífica das florestas estacionais.