Junho no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
JUNHO

Exposição “A Arte de Elias dos Bonecos”
de Museu Prudente de Moraes
 
Período: 16/05 a 23/06
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes

O Museu Prudente de Moraes apresenta ao público a exposição “A Arte de Elias dos Bonecos”.
A mostra visa resgatar e valorizar a memória de um dos ícones da cultura piracicabana: Elias dos Bonecos. Personagem muito conhecido em nossa cidade, Elias buscava através de sua arte a conscientização e proteção do Rio Piracicaba.
Nessa exposição poderão ser conferidas imagens da montagem dos bonecos, textos sobre a arte e a vida de seu criador e, até mesmo, bonecos originais do artista.

Oficina “Educomunicação e Memória – O Patrimônio Cultural na mídia”
com coordenação de Rafael Bitencourt
 
Dias: 02, 09, 19 e 26/06
Horário: 8h30
 
O Museu Prudente de Moraes, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), receberá oficinas sobre comunicação, patrimônio e memória. Os encontros ocorrerão no auditório do Museu e contarão com a participação de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Barão do Rio Branco.
O projeto “Educomunicação e Memória – O Patrimônio Cultural na mídia” tem como objetivo difundir a concepção de patrimônio cultural imaterial abrangendo as expressões culturais e as tradições mantidas por um grupo de indivíduos de determinado local, como os saberes, músicas, festas e danças populares. Para isso, será utilizada a metodologia da educomunicação, que promove o acesso democrático à produção e difusão de informação; facilita o ensino e aprendizado por meio do uso criativo dos meios de comunicação e promove a expressão comunicativa dos membros de um grupo ou comunidade.
Coordenado pelo jornalista e produtor cultural Rafael Bitencourt, o projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Semac e conta com o apoio de: Cláudia Assencio, Erick Tedesco, Victor Kraide Corte Real, Bruno Fernandes e Thiago Sacilotto.

Encontro Rememorar
 
Data: 14/06
Horário: 14h
 
O Museu Prudente de Moraes oferece ao público o Encontro Rememorar. A atividade será voltada aos idosos e consiste em trabalhar a memória e reminiscências através do acervo do Museu.
O encorajamento de lembranças contribui para o bem-estar por estimular as funções de memória, a habilidade de comunicação e a análise do presente, e por promover a valorização pessoal.
Os encontros serão realizados a cada dois meses para grupos da terceira idade e ministrados por Carmelina de Toledo Piza.

Encontro Educativo para profissionais do Ensino
 
Data: 26/06
Horário: 9h ou 14h
 
O Museu Prudente de Moraes realizará Encontros Educativos para profissionais do Ensino de Piracicaba e região com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Instituição. Com isso, pretende-se proporcionar melhor aproveitamento da visita monitorada ao Museu e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula, resultando aos estudantes maior reflexão sobre identidade cultural, entretenimento e convívio social.
Esses encontros consistem em apresentar eixos curatoriais trabalhados no espaço expositivo do Museu Prudente de Moraes sobre a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, com diversos recortes temáticos.

 Visita Monitorada e Ações Educativas
 
Durante o mês de junho serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.