Maio no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2018
MAIO

Exposição “Remetentes Postais” – Convocatória Internacional de Arte Postal
promovida por Renata Ghirotto, Liliana Menegali, Zelinda Jordão e Alzira Ballestero

Curadoria: Ateliê Casa 3
Período: 03/04 a 19/05

O Museu Prudente de Moraes, com apoio da Associação de Cultura Artística de Piracicaba (ACAP), oferecem ao público a exposição “Remetentes Postais”. A mostra reúne mais de 200 cartões originais de arte postal.

Artistas do Brasil e diversos países responderam a “Convocatória Internacional de Arte Postal”, promovida pelas artistas Renata Ghirotto, Liliana Menegali, Zelinda Jordão e Alzira Ballestero, integrantes do Ateliê Casa 3, durante o ano de 2017.

Os cartões foram produzidos com diversas técnicas diferentes, como desenho, nanquim, pintura à óleo, acrílica, colagem e aquarela e são provenientes de artistas de vários locais do Brasil e de diversos países, dentre eles Itália, Estados Unidos, Finlândia, Argentina, Turquia, Espanha, Uruguai, México, Alemanha, Áustria, Bélgica e Holanda.

Sem seleção por júri, os cartões podem também serem vistos em exposição virtual: ateliecasa3.wixsite.com/convocatoria.

Exposição “Todos Podem ser Frida”
do Museu da Diversidade Sexual

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 29/05 a 21/07

Com o apoio do Museu da Diversidade Sexual, órgão ligado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o Museu Prudente de Moraes convida o público para visitar a exposição “Todos Podem ser Frida”.

Por meio de modelos masculinos, caracterizados como a artista mexicana Frida Khalo, a fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, idealizadora do projeto, captura as conexões existentes entre arte, identidade de gênero e comportamento social, uma referência à própria história de vida da pintora e seus autorretratos reconhecidos pela inversão de papéis.

Essa mostra, quando exibida no Museu da Diversidade Sexual, contou com uma intervenção fotográfica, permitindo que o visitante se transformasse na própria Frida e, depois, tiveram seu retrato incluso na exposição. O resultado dessa intervenção foi uma mostra itinerante, que agora chega à Piracicaba, no Museu Prudente de Moraes.

Programação da 16ª Semana Nacional de Museus
IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus
Tema: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”

Período: 14 a 20/05

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

Atendendo a temática da Semana, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, o Museu Prudente de Moraes preparou uma programação com a exposição “Remetentes Postais”, entre os dias 03/04 a 19/05, o lançamento da exposição virtual “Prudente de Moraes: vida pública e privada”, no dia 14/05, pela plataforma Google Arts & Culture, o lançamento do Áudioguia para visitantes, no dia 15/05 e Visitas Monitoradas agendadas, entres os dias 15 e 19/05.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de maio serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.