Maio no Museu
Exposição Rio, Navegante de Memórias
de Museu Prudente de Moraes
Curadoria: Equipe do Museu
Período: 17/03 a 01/05/2023
O Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição Rio, Navegante de Memórias.
As distâncias que se cumprem nas ondas do mar, assim como as margens que se unem nas sinuosidades do rio, transportam histórias concretas e imaginárias, modos de fazer, pensar e criar, arquétipos do mundo espiritual e seus momentos rituais. O movimento das águas gera lugares de memória, complexos e fluidos, que simbolicamente se expressam na cultura de um povo.
O Rio Tejo reveste-se dessas múltiplas camadas de significação. Enquanto demarcador geográfico, é o rio mais extenso da Península Ibérica, atravessando diversas localidades espanholas e portuguesas, desaguando em estuário no Oceano Atlântico, na região metropolitana Lisboa, após um percurso de 1007 km.
O Rio Piracicaba está historicamente ligado à povoação. Primeiramente, com os povos originários, utilizando-se de suas águas para sobrevivência, cultura e religiosidade. Em um segundo momento, o Rio Piracicaba é o fator principal de escolha para a fundação oficial da cidade no século XVIII.
Fundada no entorno desse rio, a cidade de Piracicaba mantém diversas tradições locais e espaços turístico-culturais associados a esse curso de água que, no conjunto, definem a sua identidade patrimonial.
Culturalmente, Tejo e Piracicaba se convertem em afluentes de um conjunto similar de tradições ribeirinhas, que sobrevivem das gentes e seus momentos rituais. O Rio, tema dominante da exposição, é abordado de um modo peculiar, em que a presença humana é omnipresente e se manifesta, em apontamentos.
Através de um olhar sensível, o fotógrafo João Ramos absorve do Tejo a sua verdadeira essência, porque o Rio é esse navegante de memórias, que deságuam no momento presente e se constroem entre momentos de quietude e silêncios de reflexão.
Já as imagens do Rio Piracicaba, são provenientes do acervo do Museu Prudente de Moraes, que detém uma grande quantidade de fotos do local, provando a importância de suas águas para a memória e a história piracicabana.
Sendo assim, a exposição conecta dois rios, distantes geograficamente, porém, unidos em sua função de preservar a história, a cultura e os rituais de seus povos.
Programação da 21ª Semana Nacional de Museus – IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)
Tema: “Museus, sustentabilidade e bem-estar”
Período: 15 a 21/05
A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e do Museu Prudente de Moraes, participa da 21ª Semana de Museus, entre os dias 15 e 21 de maio.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.
Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o Museu Prudente de Moraes preparou uma programação com ações voltadas ao tema proposto, como contação de histórias para crianças, palestra sobre a importância do patrimônio histórico e seu entorno e visitação guiada à exposição permanente do Museu.
Na segunda-feira (15/05), às 9h, haverá a palestra intitulada “Patrimônio Histórico: impacto na paisagem e importância do entorno”, ministrada pelo arquiteto Marcelo Cachioni, a restauradora/conservadora Ana Torrejais e pelo historiador Mauricio Beraldo. A palestra é voltada a profissionais de museus, professores, estudantes e demais interessados no tema.
No dia 20/05 (sábado), às 10h, a oficineira Dorinha Kennedy está no Museu para realizar uma oficina de origami para crianças de 06 a 12 anos. É necessário agendamento prévio.
Já a visitação guiada contempla a evolução urbana da cidade de Piracicaba e a história política e pessoal de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento somente é necessário para visitas de grupos.
Segundo o historiador do Museu Prudente de Moraes, Mauricio Beraldo, “a participação na Semana Nacional de Museus é muito importante para as instituições pois fortalece o envolvimento da comunidade, aumenta a visibilidade e amplia a imagem do Museu a nível nacional e comunica as novas atividades e projetos que estão sendo elaborados pela equipe”.