Março no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
MARÇO

Instalação “Registros/Resíduos do Dia”
de Raquel Fayad
 
Período: 18/01 a 03/03
Curadoria: Neil Milanezi

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes apresenta a instalação Registros/Resíduos do Dia, da artista visual Raquel Fayad, com curadoria de Neil Milanezi.
O trabalho foi influenciado pelo trabalho de Raquel como coordenadora do Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí (SP). A mostra conta com mais de 360 guardanapos de papel que foram, dia a dia, num processo de repetição, colocados em cada xícara de café que a artista tomava durante seus dias de trabalho na Instituição.
Durante o período de exposição da instalação a artista agendará datas para receber os convidados e visitantes para um encontro com cafezinho. Os guardanapos usados durante o encontro serão utilizados no desdobramento de outras instalações com o mesmo tema.

Exposição Fotográfica “As Donas da Bola”
de Illumina – imagens e memória
 
Período: 10/03 a 28/04
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes em parceria com a Illumina – imagens e memória apresentam a exposição fotográfica “As Donas da Bola”.
A mostra conta com imagens de mulheres praticando o esporte mais democrático e amado do nosso país: o futebol. Comunidades indígenas, quilombolas, da periferia e até mesmo uma equipe de freiras, servem de exemplo para desmistificar que futebol é um esporte só para homens.
A exposição “As Donas da Bola” traz 20 imagens de 11 fotojornalistas brasileiras: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto.

Encontro Educativo para profissionais do Ensino
 
Data: 27/03
Horário: 9h ou 14h
 
O Museu Prudente de Moraes realizará Encontros Educativos para profissionais do Ensino de Piracicaba e região com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Instituição. Com isso, pretende-se proporcionar melhor aproveitamento da visita monitorada ao Museu e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula, resultando aos estudantes maior reflexão sobre identidade cultural, entretenimento e convívio social.
Esses encontros consistem em apresentar eixos curatoriais trabalhados no espaço expositivo do Museu Prudente de Moraes sobre a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, com diversos recortes temáticos.

 Visita Monitorada e Ações Educativas
 
Durante o mês de março serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.