Programação
MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2016
OUTUBRO
Mostra Paralela do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
“Ponciano Mostra Tudo”
de Daniel Ponciano
Período: 28/08 a 12/10
Curadoria: Daniel Ponciano
Montagem: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Na 41ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Museu H. P. Prudente de Moraes e o CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) apresentam a exposição paralela “Ponciano Mostra Tudo”.
A mostra traz uma retrospectiva do desenhista gráfico Daniel Ponciano e contará com aproximadamente 100 trabalhos divididos entre charges, cartuns, tiras, caricaturas e desenhos.
Ponciano tem participado ativamente de eventos de humor gráfico pelo mundo e recentemente recebeu uma menção honrosa na 1ª Bienal Internacional da Caricatura, no Rio de Janeiro. Morando em Piracicaba desde 2012, o artista busca agora inspirações para suas criações no enorme acervo do Salão de Humor da cidade.
Exposição “Um museu feito para nós, por nós”
do Museu da Imagem e do Som de Campinas
Período: 17/09 a 09/11
Curadoria: Equipe do MIS Campinas
Montagem: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Campinas e produzida por pessoas com deficiência visual e auditiva, a exposição, fruto do projeto proposto pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas, apresenta através de fotografias, móbiles e instalações, reinterpretações do acervo do museu por meio da experimentação de diversas linguagens artísticas.
Exposição “Brincadeiras de Criança”
da Associação Cultural Pintura Solidária
Período: 30/09 a 19/10
Curadoria e montagem: Equipe do Museu H. P. Prudente de Moraes
O Museu H. P. Prudente de Moraes, juntamente com a ONG Associação Cultural Pintura Solidária, realizarão a exposição “Brincadeiras de Criança”. A mostra é formada por uma coleção de quadros multicoloridos com expositores próprios que retratam as antigas brincadeiras, objetivando mostrar às crianças de hoje como é simples brincar.
Entre as brincadeiras expostas estarão o pião, a bolinha de gude, boneca de pano, dentre outras.
Esta exposição é resultado do projeto proposto ao PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura), com patrocínio de CASE IH e CASE Construction através do Multiação – Programa de Ações de Sustentabilidade Case e apoio de J Leiva e Qnotícia.
Cine Museu apresenta:
“Cinema, aspirinas e urubus”
Dia: 15/10
Horário: 19h30
O Museu H. P. Prudente de Moraes exibirá o longa-metragem “Cinema, aspirinas e urubus”. Trata-se de uma obra nacional dirigida por Marcelo Gomes no ano de 2005 e vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais.
Sinopse: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
Ficha Técnica:
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Karim Aïnouz.
Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes, Oswaldo Mil, Fabiana Pirro, Verônica Cavalcanti, Fernando Teixeira, Zezita Matos, Paula Francinete, Daniela Câmera, Irandhir Santos, Nanego Lira, Cláudio Nascimento.
Duração: 99 minutos
Gênero: Ficção/Road Movie
Ano: 2005 – Recife-PE / Brasil
Classificação Indicativa: 14 anos
Exposição “Convivência”
de Zelinda Jordão, Renata Ghirotto, Liliana Menegali e Alzira Ballestero
Período: 28/10 a 12/11
Curadoria: Odair Demarchi
Montagem: Equipe do Museu H. P. Prudente de Moraes
O Museu H. P. Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “Convivência” das artistas plásticas Zelinda Jordão, Renata Ghirotto, Liliana Menegali e Alzira Ballestero.
As quatro artistas irão demonstrar o processo de construção de uma pintura conjunta, um mural medindo 2,50 x 16 m, tendo como tema o Cemitério da Saudade e seu muro. A arte faz parte do projeto Colorindo a Saudade, de 2012, em Piracicaba.
Com características próprias, as artistas têm em comum o amor pela arte e o espaço do ateliê, onde se reúnem para criar e experimentar.
Paralelamente ao registro do trabalho coletivo, irão mostrar também alguns trabalhos derivados da pesquisa individual de cada uma.
A mostra também terá a colaboração de Lídice Salgot, autora das fotos que fazem parte da exposição.
Visita Monitorada e Ações Educativas
Durante o mês de outubro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.
Esse site usa cookies! Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com isso.