Novembro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
NOVEMBRO

Exposição “Reforma sanitarista em Piracicaba no final do século XIX”
do acervo do Museu Prudente de Moraes
 
Período: 14/11 a 09/12

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “Reforma sanitarista no final do século XIX”, do acervo da própria Instituição.
A mostra tem como objetivo demonstrar as transformações ocorridas ao final do século XIX na cidade de Piracicaba em relação às questões sanitárias e higienistas vigentes no período da Primeira República. Essas mudanças foram implementadas por Paulo de Moraes Barros e visavam melhorar a qualidade de vida dos munícipes, eliminando doenças e epidemias resultantes da má qualidade higiênica da cidade.
 
Projeto “Museu na Escola”
Palestra na Escola Estadual Barão do Rio Branco
 
Data: 10/11
Horário: 8h
 
O Museu Prudente de Moraes desenvolverá o projeto “Museu na Escola” com palestras mensais em escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular.
Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.
  
Programação da Semana Republicana
Período: 14 a 18/11
 
O Museu Prudente de Moraes organizará a “Semana Republicana”, entre os dias 14 a 18 de novembro, com entrada gratuita.
Em homenagem aos 128 anos da Proclamação da República, haverá exposição, roda de conversa e visitas monitoradas relacionadas ao tema.
A exposição “Reforma sanitarista em Piracicaba no final do século XIX” abordará as transformações urbanas realizadas em Piracicaba no período inicial da República e as obras higienistas coordenadas pelo ilustre cidadão Paulo de Moraes Barros.

No dia 14/10 (terça-feira), às 14h, acontecerá a roda de conversa baseada no tema “Primeira República em Piracicaba”, que contará com Marcelo Cachioni, abordando a evolução urbana da cidade, Moacyr Corsi, com questões relacionadas às alterações sofridas pelas moradias neste período e com a Professora Eliana Terci, debatendo sobre o desenvolvimento industrial piracicabano.

Ainda seguindo esta linha temática, a equipe do Educativo do Museu realizará visitas monitoradas enfatizando a importância de Prudente de Moraes para a construção e consolidação da República brasileira, assim como sua participação como propagandista do Partido Republicano Paulista (PRP).

Visita Monitorada e Ações Educativas
 
Durante o mês de novembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.