Outubro no Museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
OUTUBRO

Exposição “Hiléia – Fotografias de Antonio Saggese”
de SISEM-SP

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 17/09 a 17/11

A mostra “Hiléia” composta por fotografias de Antonio Saggese, resulta da confluência de dois trabalhos que miram a floresta amazônica a partir da água: Hiléia e Yg, e conta com imagens que suscitam o maravilhamento do expectador perante a exuberância da natureza amazônica.

As fotografias foram concebidas a partir das viagens realizadas por Saggese entre 2014 e 2016 às matas e igarapés paraenses, onde o fotógrafo conseguiu capturar imagens que não se enquadram como “fotografia de natureza” nem tampouco como documentação ou denúncia.

As imagens foram obtidas pelo autor por meio de câmeras digitais de alta sensibilidade, modificadas para captar o infravermelho, com lentes de grande luminosidade e com sensores que alteram a profundidade, na expectativa de que essa intervenção técnica crie novas possibilidades artísticas, impossíveis com a tecnologia analógica.

A mostra foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Foi vencedora na categoria Ensaio Impresso de 2017 do Prêmio Brasil de Fotografia.

Todas as artes integradas pelo cinema: o exemplo do movimento cultural piracicabano “Minha Hollywood é Aqui”, no período de 2010 a 2017
de Lauro Pinotti – Projeto contemplado pelo PROAC Municípios 2019

Curadoria: Lauro Pinotti
Abertura: 05/10, às 20h
Período: 05 a 31/10
Saraus: 11, 18, 25/10 e 01/11 – 19h

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado, juntamente com a Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), oferecem o projeto contemplado pelo PROAC – Municípios intitulado Todas as artes integradas pelo cinema: o exemplo do movimento cultural piracicabano “Minha Hollywood é Aqui”, no período de 2010 a 2017.

Esse projeto visa trazer à luz e dar forma, identificar, delimitar, definir, caracterizar, divulgar e publicizar – como importante registro histórico de atividades de movimentação cultural realizadas em Piracicaba – uma notável aventura de fazer cinema com recursos mínimos ocorrida na cidade e que teve os seus primórdios ainda em 1985, seguidos por uma progressão teórica e prática que atingiu sua fase áurea com o projeto “Minha Hollywood é Aqui”, no período de 2010 a 2017, quando, afinal, se configurou como intenso, especialíssimo, peculiar, único e exclusivo movimento de produção artística e cinematográfica independente realizada por uma cidade interiorana, podendo-se afirmar que, com toda a certeza, somente Piracicaba, no Brasil e talvez no mundo, conseguiu produzir um Movimento assim.

A exposição mostrará o resultado da produção cinematográfica empreendida pelo movimento, composta de 12 filmes narrativos de longa metragem. Também haverá um Ciclo de Saraus, visando oportunizar a exibição e fruição dos quatro últimos filmes que foram produzidos pelo Movimento “Minha Hollywood é Aqui” – todos ainda INÉDITOS – juntamente com a realização de Rodas de Conversa entremeadas com as exibições para debater os temas destacados de cada filme e também ouvir o espectador, de modo e identificar o alcance e eficiência da comunicação dos filmes com a plateia.

Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História – 2019
de Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Período: 09 e 10/10
Horário: 19h30

O Museu Prudente de Moraes sediará o Seminário de Ensino e Pesquisa do Curso de História da Unimep.

Autores dos melhores trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) e de planos de ensino desenvolvidos no Curso de História da Unimep, no ano de 2018, os ex-alunos e, atualmente, docentes na área, apresentarão seus projetos à comunidade em geral.

Serão abordados temas como o ensino de jovens e adultos (EJA), desafios atuais enfrentados pelos professores, o papel da MPB durante a ditadura civil-militar brasileira, a representação iconográfica de Antonio Correa Barbosa, dentre outros.

Jornada do Patrimônio Cultural SP –  2019

Período: 12 e 13/10
Horário: 09h às 17h

O Museu Prudente de Moraes participará da Jornada do Patrimônio Cultural SP – 2019, realizada pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) e apoio do Sesc, Senac e Unimep.

A ação tem como objetivo sensibilizar o público para reconhecimento, valorização, defesa e preservação do patrimônio cultural paulista, além de aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade.

O evento contará com seis roteiros: Rua do Porto, Centro, Colônia Tirolesa, Cemitério da Saudade e Monte Alegre, além de convite para conhecer e reconhecer parte dos bens materiais e imateriais das diversas camadas históricas da cidade. As atividades são gratuitas.

O Museu Prudente de Moraes, além de fazer parte da Rota Central, oferecerá ao público no dia 12/10, às 10h, a Oficina de Antotipia – Revelando o Patrimônio de Piracicaba, com Yone Moreno.

Oficina de Antotipia – Revelando o Patrimônio de Piracicaba
com Yone Moreno

Data: 12/10
Horário: 10h

A oficina visa proporcionar a prática da técnica Antotipia. Trata-se de uma técnica inventada no início do século XIX por um astrônomo e químico chamado John Herschel, que consiste na revelação de imagens utilizando sumos orgânicos como líquidos reveladores e plantas como suporte fotossensível.

Serão utilizados negativos que contenham imagens de diversos patrimônios culturais da cidade de Piracicaba, possibilitando assim, contar a história dos espaços ou manifestações culturais da cidade através do processo de revelação dessas imagens. Durante a oficina, os participantes poderão ainda conhecer um pouco sobre a história da fotografia que será contada através do patrimônio documental do acervo do Museu Prudente de Moraes, explorando a importância da salvaguarda deste tipo específico de patrimônio geralmente pouco abordado.

As vagas são limitadas a 10 participantes e devem ser agendadas pelo e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Projeto “Museu na Escola” Palestras em Instituições Públicas e Privadas de Ensino
de Museu Prudente de Moraes

Período: mensal
Horário: 9h e 14h

O Museu Prudente de Moraes desenvolverá projeto “Museu na Escola” com palestras mensais em escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular de Piracicaba.

Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem o objetivo de ampliar o conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.

Projeto “LIBRAS no Museu”
de Museu Prudente de Moraes

Período: visita agendada
Horário: 9h e 14h

O Museu Prudente de Moraes, através do projeto LIBRAS no Museu, pretende tornar possível a acessibilidade de pessoas surdas e deficientes auditivas em seu espaço. O público  referido terá direito a monitoria em LIBRAS realizada por uma educadora do Museu, conhecedora da linguagem de sinais.  O projeto também propõe aulas de LIBRAS básicas para os funcionários da instituição, para que haja no local uma estrutura para receber essa visitação.

Com isso, o Museu pretende incluir esse público na sociedade e na educação, proporcionando a estes o conhecimento histórico sobre a cidade de Piracicaba e sobre a vida pública e privada de Prudente de Moraes.

As visitas em LIBRAS deverão ser agendadas previamente.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de outubro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.