Setembro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2018
SETEMBRO

Exposição do Catálogo dos Vencedores e Selecionados de 1974, 75 e 76 do Salão de Humor de Piracicaba
de Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA)

Curadoria: Adolpho Queiroz, Ana Camila Negri, Erasmo Spadotto e Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 03/08 a 11/09

Com a reimpressão do catálogo dos três primeiros salões de humor realizados em 1974, 75 e 76 e exposição de alguns destes trabalhos, a Associação dos Amigos do Salão de Humor, em conjunto com a SemacTur, CEDHU e Museu Prudente de Moraes, realizam uma exposição paralela, que antecede a abertura da 45ª edição do Salão.

A reimpressão do catálogo foi possível através de uma campanha pela plataforma Catarse, conseguindo apoio financeiro de artistas, intelectuais, pesquisadores da cidade e do país, para reimprimir a edição original. Serão 400 catálogos, obedecendo ao mesmo formato anterior, com 108 artistas e os textos originais da época. A novidade é a apresentação do novo documento feita pelo prefeito Barjas Negri e pela secretária da Ação Cultural e Turismo Rosangela Camolese; e no final, o agradecimento da AHA aos 52 apoiadores do projeto.

Entre as obras a serem expostas estão o clássico trabalho de Laerte Coutinho, “O rei estava vestido”, ganhador do primeiro prêmio do Salão em 1974, entre outros originais mantidos no acervo do Salão de Humor, como os trabalhos de Marcos Benjamin, MG e Luís Antonio Solda, PR. Além disso, haverá imagens do jornal “O Pasquim”, que inspirou a realização do Salão, material da imprensa local sobre o 1º Salão e fotos do lançamento do livro, “Sem sahida”, de Zélio Alves Pinto.

A curadoria da mostra foi realizada pelo presidente da AHA, Adolpho Queiroz, pela diretora Ana Camila Negri, pelo diretor do Salão, Erasmo Spadotto e equipe do Museu Prudente de Moraes.

Lançamento da obra “Piracartum: homenagem aos cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”
de Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA)

Data: 11/09
Horário: 11h

A Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA), juntamente com o Museu Prudente de Moraes, convidam o público para o lançamento da obra “Piracartum: homenagem aos cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”.

A obra recupera momentos importantes da contribuição de 32 autores, cujas histórias antecedem e depois se entrelaçam ao do Salão de Piracicaba, e tem como autores os pesquisadores Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Kraide Corte Real.

Na obra, financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo, com apoio do COMCULT (Conselho Municipal de Cultura), eles inventariaram autores cujas trajetórias são bastante conhecidas na cidade, quer por suas contribuições no campo do jornalismo e revistas impressas, quer, mais recentemente, pela sua difusão através de blogs, sites e das redes sociais.

Exposição “Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba”
do Departamento de Patrimônio Histórico de Piracicaba

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 18/09 a 27/10

 O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição “Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba”.

Com o objetivo de aproximar a população de seu patrimônio histórico-cultural, o material foi desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Cachioni, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, órgão do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), com o apoio de estudantes de Arquitetura e Urbanismo na confecção dos desenhos, e também de estudantes e profissionais da área de História.

Cada painel contém dados históricos, fotos e desenhos de bens representativos preservados em Piracicaba, tombados por órgãos Nacional, Estadual ou Municipal.

Jornada do Patrimônio Paulista 2018

Data: 22 e 23/09
Horário: 09h às 17h

O Museu Prudente de Moraes participará da Jornada do Patrimônio Paulista 2018, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura através da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), em parceria com Prefeitura Municipal de Piracicaba através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, Conselho de Defesa do Patrimônio de Piracicaba (Codepac), Sesc, Senac e Unimep.

Esse programa tem como proposta a valorização do patrimônio cultural material e imaterial das cidades por meio de sua divulgação e abertura de edifícios históricos com visitas monitoradas e ações educativas e culturais associadas.

O evento em Piracicaba contará com 5 roteiros (rotas Cemiterial, Tirolesa, Rua do Porto, Central e Monte Alegre), atividades culturais com oficinas e exposições e abertura de imóveis tombados para visitação.

Programação da 12ª Primavera dos Museus

O Museu Prudente de Moraes participará da “12ª Primavera dos Museus”, entre os dias 17 a 23 de setembro, com entrada gratuita.

Coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Com o tema Celebrando a Educação em Museus, o Museu Prudente de Moraes apresentará a exposição “Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba”, elaborada pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Piracicaba. Também serão realizadas vistas guiadas com grupos previamente agendados e ação educativa sobre educação patrimonial material e imaterial.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de setembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.