Setembro no Museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2019
SETEMBRO

Exposição “Permaneço Rio: eu fico, você fica, convivemos”
de PROAC

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 23/07 a 07/09

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu Prudente de Moraes oferecem ao público a exposição “Permaneço Rio: eu fico, você fica, convivemos”. A mostra integra o projeto “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes” – Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Edital n.º 18/2018.

O que o Rio de Piracicaba diria a respeito de suas profundas transformações, consequência do desenvolvimento da cidade? A exposição é resultado de uma leitura que trata o Rio de Piracicaba como sujeito patrimônio desta cidade, e que permitindo suas mudanças socioeconômicas, as manifestações culturais em suas margens e as criações dos homens no plano do tangível e intangível se comporta de forma viva e autônoma. Este Rio vivo e pleno de significados é apresentado nesta exposição que será compartilhada pelos piracicabanos de origem e pelos piracicabanos de coração.

A mostra permitirá a reflexão e a interatividade, fazendo uso de um acervo fotográfico, tridimensional e audiofônico, alcançando a pluralidade do público, contribuindo para a democratização da informação e do acesso ao patrimônio cultural.

Participaram do processo de criação da exposição Diná Jobst, Daisy Estrá, Renata Gava, Mauricio Beraldo, Taiane Melo, Yone Moreno, Laura Lima, Caroline Margiota, Isabella Scarpelini, Bárbara Alves e Marina Prestes.

Exposição “Hiléia – Fotografias de Antonio Saggese”
de SISEM-SP

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 17/09 a 17/11

A mostra “Hiléia” composta por fotografias de Antonio Saggese, resulta da confluência de dois trabalhos que miram a floresta amazônica a partir da água: Hiléia e Yg, e conta com imagens que suscitam o maravilhamento do expectador perante a exuberância da natureza amazônica.

As fotografias foram concebidas a partir das viagens realizadas por Saggese entre 2014 e 2016 às matas e igarapés paraenses, onde o fotógrafo conseguiu capturar imagens que não se enquadram como “fotografia de natureza” nem tampouco como documentação ou denúncia.

As imagens foram obtidas pelo autor por meio de câmeras digitais de alta sensibilidade, modificadas para captar o infravermelho, com lentes de grande luminosidade e com sensores que alteram a profundidade, na expectativa de que essa intervenção técnica crie novas possibilidades artísticas, impossíveis com a tecnologia analógica.

A mostra foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Foi vencedora na categoria Ensaio Impresso de 2017 do Prêmio Brasil de Fotografia.

13ª Primavera dos Museus
de IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)

Período: 23 a 29/09

O Museu Prudente de Moraes participará da “13ª Primavera dos Museus”, entre os dias 23 a 29 de setembro.

Coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Com o tema Museus por dentro, por dentro dos Museus, o Museu Prudente de Moraes apresentará a exposição “Hiléia,” de Antonio Saggese e o projeto Conhecendo o Museu por dentro, que consiste na apresentação do trabalho de conservação e acondicionamento do acervo, seguido de visita à Reserva Técnica. Além disso, haverão vistas guiadas e ações educativas sobre educação patrimonial material e imaterial. As atividades deverão ser previamente agendadas.

Conhecendo o Museu por dentro

Período: 23 a 27/09
Horário: 9h ou 14h

A equipe do Museu Prudente de Moraes apresentará para o público em geral o trabalho de conservação e acondicionamento do acervo realizado constantemente em sua Reserva Técnica.

Serão apresentadas técnicas básicas de conservação de diversas tipologias do acervo, assim como o acondicionamento correto e os materiais utilizados para este fim. Após isso, haverá visita à Reserva Técnica do Museu.

Local de guarda de acervo, a Reserva Técnica atende especificações do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Essa atividade requer agendamento prévio e as vagas são limitadas.

Projeto “Museu na Escola” Palestras em Instituições Públicas e Privadas de Ensino
de Museu Prudente de Moraes

Período: mensal
Horário: 9h e 14h 

O Museu Prudente de Moraes desenvolverá projeto “Museu na Escola” com palestras mensais em escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular de Piracicaba.

Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem o objetivo de ampliar o conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.

Projeto “LIBRAS no Museu”
de Museu Prudente de Moraes

Período: visita agendada
Horário: 9h e 14h

O Museu Prudente de Moraes, através do projeto LIBRAS no Museu, pretende tornar possível a acessibilidade de pessoas surdas e deficientes auditivas em seu espaço. O público  referido terá direito a monitoria em LIBRAS realizada por uma educadora do Museu, conhecedora da linguagem de sinais.  O projeto também propõe aulas de LIBRAS básicas para os funcionários da instituição, para que haja no local uma estrutura para receber essa visitação.

Com isso, o Museu pretende incluir esse público na sociedade e na educação, proporcionando a estes o conhecimento histórico sobre a cidade de Piracicaba e sobre a vida pública e privada de Prudente de Moraes.

As visitas em LIBRAS deverão ser agendadas previamente.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de setembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos com agendamento prévio.