Setembro no Museu

Projeto Propagando Arte
em parceria com a APAP

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 09/08 a 10/09

O Museu Prudente de Moraes continua neste mês de agosto com o projeto Propagando Arte, em parceria com a APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).
O projeto visa receber mensalmente obras de arte provenientes de artistas locais, contribuindo para a divulgação dos trabalhos e da arte em geral, fornecendo ao público visitante uma mostra significativa do que se tem produzido nas várias faces das artes plásticas.
Nesta mostra teremos obras Ivania Tanaka e Carlos Valério.
A exposição ocorrerá em uma sala do Museu ambientada com móveis dos séculos XIX e XX, integrando assim as obras ao espaço histórico.

Exposição Ziraldo 90
Mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Curadoria: Edra
Período: 01/09 a 30/10

O Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição Ziraldo 90. Com curadoria do cartunista Edra, serão expostas caricaturas do mestre nos traços de noventa cartunistas.
A mostra conta com a parceria do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Salão Internacional de Humor de Caratinga.

Exposição Itinerante “Museu Prudente de Moraes: 65 anos de história”
de Museu Prudente de Moraes

Curadoria: Equipe do Museu
Período: 05/09 a 08/10

No ano em que o Museu Prudente de Moraes comemora 65 anos, a instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, leva às unidades do Centro de Educação Digital uma exposição itinerante, intitulada Museu Prudente de Moraes: 65 anos de história.
A mostra é composta por banners que retratam a trajetória do Museu nesses 65 anos, além de suas ações educativas e culturais, programas sempre presentes no cotidiano institucional. O objetivo é levar informações da história do Museu para todas as regiões da cidade, atendendo 14 polos dos Centros Digitais, além da própria sede da Secretaria de Educação. Com isso, o Museu Prudente de Moraes espera atingir o público frequentador dos Centros Digitais, despertando assim a intenção destes em visitar o local e conhecer a história do Museu e de Piracicaba.
No período de 05 de setembro a 08 de outubro, a exposição itinerante poderá ser vista nos Centros de Educação Digital dos bairros Eldorado/Cecap, Monte Rey e Paulicéia.

Projeto Propagando Arte
em parceria com a APAP

Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes
Período: 13/09 a 15/10

O Museu Prudente de Moraes apresenta mais uma edição do projeto Propagando Arte, em parceria com a APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).
Neste mês receberemos obras da artista Arlete Brito. A mostra, intitulada “Memórias”, retrata detalhes de cidades em que a fotógrafa viveu experiências singulares com amigos e familiares. Nas fotografias, os nomes de tais lugares são omitidos para que as imagens, livres de legendas, possam suscitar outras memórias de quem as olham.
O projeto Propagando Arte visa receber mensalmente obras de arte provenientes de artistas locais, contribuindo para a divulgação dos trabalhos e da arte em geral, fornecendo ao público visitante uma mostra significativa do que se tem produzido nas várias faces das artes plásticas.
A exposição ocorrerá em uma sala do Museu ambientada com móveis dos séculos XIX e XX, integrando assim as obras ao espaço histórico.

16ª Primavera dos Museus
de IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)

Período: 19 a 25/09

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participa da “16ª Primavera dos Museus”, entre os dias 19 e 25 de setembro.
Coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
O tema escolhido para 2022 foi “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, que, segundo o IBRAM, “propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações”.
Baseado no tema proposto, o Museu Prudente de Moraes apresentará exposições físicas e virtuais, ação educativa, contação de histórias e visitação guiada ao espaço.

Uma Noite no Museu
com Evair Sousa

Data: 21/09
Horário: 19h às 21h

O Museu Prudente de Moraes traz ao público o evento Uma Noite no Museu. A programação contará com visita guiada para crianças com o contador de histórias Evair Sousa. Durante a visita, os pequenos conhecerão a história de Piracicaba e suas lendas caminhando pelos corredores do Museu, tendo contato com fotos, pinturas e objetos, tornando a narrativa mais lúdica e imersiva. Após a visita, haverá oficina de desenho e pintura, instigando os participantes a registrarem os momentos vividos dentro do Museu e suas visões acerca das lendas contadas.
Para participar da visita guiada será necessário agendamento prévio pelo telefone 3422-3069 ou e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Serão oferecidas 12 vagas para crianças de 6 a 12 anos.