Setembro no museu

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
PROGRAMAÇÃO 2017
SETEMBRO

Exposição “Banquete Presidencial: vida pública, vida privada”
de Formandos em Museologia da ETEC / São Paulo

Período: 01/08 a 01/09
Curadoria: Ligia Ap. Fortuna Marrach, Marta Maria Mendonça de Almeida, Raíssa Campos Marcondes, Stefanie Clarice Ramos Moysés e Tainan Azimovas Ienne Torquete

O Museu Prudente de Moraes, juntamente com alunos formandos em Museologia da ETEC/São Paulo, oferece ao público a exposição Banquete Presidencial: vida pública, vida privada.

A presente exposição trabalha conceitos de vida pública e vida privada, através de personagens da história política brasileira: Prudente de Moraes e Campos Sales, que ocuparam o cargo de Presidência da República. Para isso, um evento específico será o principal objeto de estudo: o Banquete Presidencial oferecido a Campos Sales, tendo Prudente de Moraes como anfitrião, destacando a amizade entre os dois políticos desde o período de faculdade, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos e suas respectivas importâncias para a consolidação da, então recente, República Brasileira.

Exposição Fotográfica “Olhar Especial”, na UNIMEP
de Museu Prudente de Moraes

Período: 31/08 a 22/09
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes

O Museu Prudente de Moraes oferece ao público a exposição fotográfica Olhar Especial, que será apresentada no átrio da Biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

A exposição é resultado de oficinas fotográficas ministradas pelos fotógrafos Claudinho Coradini, Marcelo Moreno e Amanda Vieira, onde os participantes receberam as instruções e técnicas básicas necessárias para o registro fotográfico de pessoas.

A mostra conta com 20 imagens realizadas por deficientes visuais durante as oficinas oferecidas, tendo como modelos idosos residentes em instituições de Piracicaba, além dos próprios participantes. Esse projeto, realizado no ano de 2015, foi uma iniciativa do Museu Prudente de Moraes, colaborando para o estímulo da criatividade, sensibilidade e para a melhora do convívio social, a elevação da autoestima e do desenvolvimento do potencial criativo. Participam desta mostra fotográfica Natalícia, Josirene, Aílton, Du Silva, Gilmar, Silas e Marcelo. Também colaboraram com a oficina os fotógrafos Moreno Moura e Amanda Vieira e a equipe do educativo do Museu, Mauricio Beraldo, Tatiana Chiaranda e Taiane Melo e o funcionário Eduardo Ducatti.

Exposição “História da Indumentária: O que vestia o fim do século XIX?”
de Museu Prudente de Moraes

Período: 08/09 a 14/10
Curadoria: Yone Moreno

O Museu Prudente de Moraes apresenta a exposição “História da Indumentária: O que vestia o fim do século XIX?”.

A mostra visa demonstrar a forma como a evolução da indumentária estava associada aos diversos acontecimentos históricos do século XIX, como por exemplo, o desenvolvimento industrial e tecnológico. Nessa perspectiva, serão utilizadas algumas peças de roupas e acessórios provenientes do acervo do Museu Prudente de Moraes que pertenceram a personalidades da cidade de Piracicaba.

A evolução urbana de Piracicaba está diretamente ligada aos avanços industriais e tecnológicos ocorridos no final do século XIX. Nesse sentido, diversas personalidades piracicabanas de destaque também foram influenciadas pela moda europeia em voga nesse período.

A mostra contará com indumentárias completas, masculina e feminina, além de acessórios como chapéus, luvas, bengala, enfeite de cabelo, óculos do período retratado e alguns bastante curiosos, como o pente para bigode que pertenceu a João Sampaio, genro de Prudente de Moraes.

Essa exposição conta com o apoio da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (EMPEM), Jornal de Piracicaba e curadoria de Yone Moreno, estagiária educativa do Museu Prudente de Moraes.

Projeto “Museu na Escola”
Palestra na Escola Estadual Morais Barros

Datas: 13, 14 e 15/09
Horário: 12h30

O Museu Prudente de Moraes desenvolverá o projeto “Museu na Escola” com palestras mensais em escolas da rede pública municipal e estadual e particular.

Pensado inicialmente para trabalhar ensino, arte e patrimônio este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento e sensibilizar os estudantes sobre bens materiais e imateriais da cultura piracicabana.

Programação da 11ª Primavera dos Museus

O Museu Prudente de Moraes participará da “11ª Primavera dos Museus”, entre os dias 18 a 24 de setembro, com entrada gratuita.

Coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Com o tema Museus e suas Memórias, o Museu Prudente de Moraes apresentará a exposição “História da Indumentária: O que vestia o fim do século XIX?”, que retratará roupas e acessórios utilizados no século XIX que fazem parte da memória da sociedade piracicabana.

Encontro Educativo para profissionais do Ensino

Data: 25/09
Horário: 9h ou 14h

O Museu Prudente de Moraes realizará Encontros Educativos para profissionais do Ensino de Piracicaba e região com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Instituição. Com isso, pretende-se proporcionar melhor aproveitamento da visita monitorada ao Museu e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula, resultando aos estudantes maior reflexão sobre identidade cultural, entretenimento e convívio social.

Esses encontros consistem em apresentar eixos curatoriais trabalhados no espaço expositivo do Museu Prudente de Moraes sobre a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, com diversos recortes temáticos.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de setembro serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.