Programação

Dia Internacional da Animação

De: 28/10/2024 a 28/10/2024

Exibição de curtas-metragens em parceria com o MISP

Dia: 28/10

Horário: 19h


O Museu Prudente de Moraes, em parceria com o MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), apresenta curtas-metragens em comemoração ao Dia Internacional da Animação.

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil, e a exibição principal é realizada simultaneamente, no dia 28 de outubro, com entrada franca.

Em 2024 o evento comemora 21 anos desde sua primeira edição que aconteceu em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.

Desde então, as exibições foram alcançando mais e mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a todas as regiões do Brasil, em mais de 200 cidades!

No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é comemorado com o evento que organiza uma grande rede de exibições da Mostra de curtas metragens de animação composta por um programa de uma hora de curtas brasileiros e uma hora de curtas estrangeiros, exibidos simultaneamente nas cidades participantes. Além disso é disponibilizada uma Mostra de curtas-metragens brasileiros voltados para o público infantil para exibição em programação paralela durante a semana do evento.

Cada cidade participante pode montar uma programação complementar com mostras regionais, mostras acessíveis com recurso de audiodescrição e Libras, palestras e oficinas de acordo com as características locais. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.