Programação

Exibição de curtas-metragens

De: 17/04/2025 a 17/04/2025

Coletivo Forfé Filmes


Curta-metragem “Aguardente”

Com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba, o coletivo Forfé Filmes realizará uma mostra especial de suas mais recentes produções audiovisuais. Além das exibições, os eventos contarão com oficinas e bate-papos sobre roteiro e interpretação para cinema. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

O coletivo Forfé Filmes surgiu a partir da iniciativa de artistas do tradicional Grupo Forfé de Teatro de Piracicaba, com o objetivo de adaptar suas peças teatrais em peças audiovisuais. A empreitado teve início em 2020 com a adaptação da premiada peça Sobre meninos, mendigos e poetas, realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, que resultou no curta-metragem Sobre meninos, mendigos e palhaços, dirigido por Marcos Sassá e roteirizado pelo autor da peça Denilson Oliveira. Neste projeto o ator Elias Lima membro do Forfé há mais de duas décadas, atuou com seu filho e aprendiz adolescente Mateus Lima.

No ano de 2024 o roteirista Denilson Oliveira aprovou o projeto de adaptação de sua peça teatral Palhaços, encenada pelo Forfé, em edital da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da até então Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC). Dando continuidade a parceria cênica pai e filho de Elias e Mateus e, novamente sob direção de Marcos Sassá, que resultou no curta-metragem Ozimandias.

No mesmo ano de 2024 a atriz e diretora Vânia Lima aprovou no mesmo edital da Lei Paulo Gustavo, o projeto Aguardente, adaptação em curta-metragem da peça teatral Delírios de Denilson Oliveira, também encenada pelo Forfé. Obra adaptada pelo autor da peça e dirigida por Vânia Lima.

Com seus filmes estreando no mesmo período e, adaptados de peças do mesmo grupo de teatro, Vânia e Denilson idealizaram a mostra Forfé Filmes, para exibir juntos seus novos curtas Ozimandias e Aguardente, junto da primeira obra adaptada do Forfé, Sobre meninos, mendigos e palhaços.

Curta-metragem “Ozimandias”

Sinopses dos Filmes

Ozymandias –Inspirado na obra Palhaços, de Denilson Oliveira.

Um palhaço viajante e seu aprendiz apresentam-se em locais inusitados, colhendo dos espectadores ideias que nunca poderiam florescer.

Direção e roteiro: Marcos Sassá

Elenco: Elias Lima e Mateus Lima

Aguardente – Adaptação da obra Delírios, de Denilson Oliveira.

Em uma prisão improvisada, um detento negocia histórias em troca de garrafas de cachaça com seu carcereiro. Ao contar sobre uma jovem condenada por abortar um filho, ela ressurge e revive sua tragédia.

Roteiro: Denilson Oliveira

Direção: Vânia Lima

Elenco: Elias Lima, Bela Rodrigues, Rodrigo Polla e Daniela Cavagis

Sobre Meninos, Mendigos e Palhaços – Adaptação da obra Sobre Meninos, Mendigos e Poetas, de Denilson Oliveira.

Através de diálogos anedóticos, os mendigos Véio e Matraca deliram com um mundo fantástico, onde o cotidiano cruel se transforma em sonho.

Roteiro: Denilson Oliveira e Marcos Sassá

Direção: Marcos Sassá

Elenco: Elias Lima e Mateus Lima

A mostra promete uma imersão na linguagem cinematográfica e no universo das artes cênicas, oferecendo ao público uma experiência única de reflexão e experimentação artística.


Evento: Exibição de curtas-metragens do Coletivo Forfé Filmes

Dia: 17/04/2025

Horário: 19h

Informações: (19) 3422-3069 (WhatsApp)

Local: Museu Prudente de Moraes