Programação

Exibição “Pirassicava - Um documentário sobre a presença indígena em Piracicaba” e Roda de Conversa

De: 12/10/2024 a 12/10/2024


O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em parceria com o Sesc-Piracicaba, traz ao público uma roda de conversa que abordará a ocupação territorial do estado de São Paulo pelos indígenas, através de materiais arqueológicos encontrados em diversas regiões paulistas.

Este evento fará parte da Semana do Patrimônio – O Espírito do Lugar, promovida pelo Sesc-Piracicaba. A semana contará com documentários, rodas de conversa e reflexões, com o objetivo de promover o reconhecimento, a defesa, a valorização e a divulgação do Patrimônio Cultural Piracicabano, tendo como propulsor o Rio Piracicaba, onde tudo começou.

Portanto, no dia 12 de outubro de 2024, o Sesc-Piracicaba promoverá um passeio onde os participantes conhecerão os vestígios da presença dos povos indígenas que circulavam pelas margens do nosso rio, entre eles os Tupi-Guarani, Caiapó e Paiaguá. Uma presença que deixou marcas arqueológicas e culturais percebidas até hoje, e que atualmente nos auxiliam na compreensão da herança indígena deixada na cultura e no sangue da população caipira.

Após o passeio, os participantes são convidados a assistir ao documentário intitulado Pirassicava - Um documentário sobre a presença indígena em Piracicaba, do diretor Thiago Altafini. Em seguida, teremos uma roda de conversa com as arqueólogas Letícia Correa e Letícia Ribeiro, abordando temas como: a história da Arqueologia no Estado de São Paulo; o que os sítios arqueológicos podem nos contar sobre as ocupações indígenas; como as informações sobre Piracicaba contribuem para a discussão arqueológica do Estado de São Paulo; e
o colecionismo e seu papel na pesquisa científica.

Letícia Correa é historiadora, formada pela UNIMEP, mestre e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas procuram entender a presença indígena no território paulista a partir do estudo das pedras lascadas mostrando a antiguidade dessas ocupações.

Letícia Ribeiro é graduada em Ciências Sociais pela UNESP, mestre e doutoranda em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas em museus do interior paulista com acervos arqueológicos com foco em vasilhas cerâmicas, atualmente com foco aos povos indígenas de língua Tupi-Guarani.

As inscrições para o passeio devem ser realizadas pelo Sesc-Piracaba. Já as inscrições somente para a exibição do documentário e para a roda de conversa, devem ser realizadas pelo telefone do Museu Prudente de Moraes (19) 3422-3069 ou presencialmente na instituição.