Programação
O Museu Prudente de Moraes, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), apresenta o novo projeto Memorial Audiovisual de Piracicaba.
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), criou o Memorial Audiovisual de Piracicaba, um projeto inovador que registra e compartilha relatos de pessoas que ajudaram a construir a identidade da cidade. O objetivo é formar um banco de memórias acessível a toda a população, garantindo que vivências e experiências dos piracicabanos sejam preservadas e transmitidas às futuras gerações.
Sendo assim, o Museu Prudente de Moraes fará parte deste projeto, contribuindo com o trabalho de preservação da memória. O objetivo consiste em trazer ao Museu idosos residentes em Piracicaba, provenientes da parceria com instituições acolhedoras deste tipo de público (Lar dos Velhinhos, Lar Betel e instituições privadas).
Durante a visita ao Museu, serão apresentados aos idosos objetos que fazem parte do acervo, levando-os a rememorar fatos ou pequenas passagens da vida ligadas aos objetos em questão. Ao terem contato direto com o objeto histórico, é esperado que os convidados resgatem memórias e lembranças da vida, estimulando-os nesta atividade.
Este projeto tem por objetivo a salvaguarda de histórias e memórias de personalidades piracicabanas e cidadãos idosos, através de relatos orais sobre Piracicaba e do contato direto com o acervo do Museu Prudente de Moraes, levando-os a rememorar fatos ou pequenas passagens da vida ligadas ao patrimônio cultural da cidade. O objetivo é o de instigar as lembranças e reminiscências dos convidados, contribuindo para a estimulação da memória, socialização e promoção da valorização pessoal. Os relatos serão gravados e, posteriormente, disponibilizados em várias plataformas de instituições públicas, como as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Prudente de Moraes e do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba. Os convidados a exporem suas histórias serão gravados no próprio Museu, seguindo um roteiro previamente elaborado pelos profissionais das instituições envolvidas e mediante autorização prévia do uso dos direitos de som e imagem.,
Para esta primeira edição do projeto, convidamos os atendidos e profissionais do Lar dos Velhinhos de Piracicaba para essa experiência de relato. A fim de instigar a memória dos participantes, no dia 04 de abril, sexta-feira, ocorrerá uma exibição noturna do documentário “O Espírito do Lugar”, de Thiago Altafini, na modalidade de cinema ao ar livre na cidade geriátrica.
A recolha dos depoimentos ocorrerá posteriormente, nos dias 07 e 14 de abril, na sede do Museu Prudente de Moraes, envolvendo um total de 8 participantes, sendo que cada depoimento terá entre 30 a 40 minutos de duração e será disponibilizado na íntegra para consulta posterior.
Com isso, espera-se que venham à tona histórias e memórias pessoais e coletivas ligadas a Piracicaba, contribuindo assim para mais entendimento sobre nosso município e sua formação ao longo do tempo.
O acervo já disponível pode ser acessado no canal do YouTube da Secretaria de Cultura e do MISP: https://www.youtube.com/@semacmisp.
Esse site usa cookies! Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com isso.