Programação
Entre os dias 02 e 08 de junho, o Museu Prudente de Moraes participa da ação global MuseumWeek.
O evento anual acontece nas redes sociais, objetivando a divulgação de museus e instituições culturais ao redor do mundo. Durante a semana, museus e instituições culturais em geral compartilham conteúdo em suas plataformas de mídia social favoritas e organizam eventos especiais em seus locais. São 7 dias, 7 temas e 7 hashtags diefrentes. A MuseumWeek foi realizada pela primeira vez em 2014 e tem acontecido todos os anos desde então.
Hoje, enfrentamos grandes desafios, incluindo desigualdades sociais, conflitos armados, mudanças climáticas e a disseminação de desinformação e narrativas alternativas. Esses problemas enfraquecem a coesão social e dificultam nossa capacidade de enfrentá-los de maneira eficaz. A humanidade precisa tomar consciência dessa realidade com urgência, e acreditamos firmemente no poder da cultura para alcançar essa transformação. Museus, galerias, bibliotecas, arquivos e outras organizações culturais estão no centro dessa missão.
Neste ano, a MuseumWeek busca promover um verdadeiro senso de pertencimento global, incentivando o público a fortalecer suas conexões uns com os outros e com o meio ambiente. Reconhecendo nossa responsabilidade compartilhada, esta edição internacional da MuseumWeek promoverá um futuro mais sustentável, destacando o poder da união e da ação coletiva.
Sob o tema da convivência, de 2 a 8 de junho de 2025, a MuseumWeek convida organizações culturais e artistas a engajar o público por meio de atividades presenciais e online baseadas nos sete temas diários propostos.
Essas iniciativas ajudarão a promover um senso de pertencimento e a reforçar nosso desejo coletivo de viver juntos. Com sua estrutura simples, porém eficaz – sete dias, sete temas, sete hashtags – a MuseumWeek une comunidades culturais ao redor do mundo e amplifica suas vozes.
Ao longo dos anos, a MuseumWeek cresceu para incluir mais de 60.000 participantes de mais de 100 países. Tornou-se a semana internacional oficial dos museus, apoiada pela UNESCO.
A organização fica por conta da Culture For Causes Network, uma organização oficial francesa sem fins lucrativos que promove artistas, museus, bibliotecas, galerias, arquivos, feiras de arte, fundações e todas as instituições culturais em todo o mundo através da organização de eventos nas redes sociais e, por vezes, em o espaço físico.
Os temas deste ano são: #AImuseusMW; #MovimentoMW; #JogoMW; #ConvivênciaMW; #AcessibilidadeMW; #VisiteMuseusMW; #OceanosMW.
Participem conosco compartilhando suas fotos e vídeos com as hashtags correspondentes.
Esse site usa cookies! Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com isso.