Prudente José de Moraes Barros, nome dado pelos seus pais, definiu por toda a vida o seu perfil de homem prudente demais. Os princípios morais, éticos, legais e a busca pela justiça marcaram sua vida pública e privada. Meticuloso e regrado nos atos, articulador e firme nas palavras, construiu sua imagem e as bases políticas para a consolidação da República no Brasil.
Nasceu em 04 de outubro de 1841, na cidade de Itu. Após formar-se Bacharel em Ciências Jurídicas, na Academia de Direito de São Paulo, no Largo São Francisco, veio residir na Cidade da Constituição, atual Piracicaba, passando a exercer sua profissão de advogado e político. Deixou Piracicaba como vereador e gradativamente conquistou cargos em âmbito estadual e federal, até atingir o maior grau político de poder, a Presidência da República.
Entre os anos de 1865 a 1868, foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal pelo Partido Liberal. Atuou como Deputado Provincial nos seguintes mandatos: 1868-1869, 1878-1879, 1882-1883 e 1888-1889. No ano de 1885 e 1886 foi eleito Deputado Geral. Após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi indicado pelo então Presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, ao cargo de Governador do Estado de São Paulo, de 1889 até 1891, renunciando após esta data para assumir seus trabalhos no Senado. Neste cargo, o feito mais marcante ocorreu ao presidir a sessão para Promulgação da Constituição Republicana, em 1891.
Com mandato de 1894 a 1898, foi primeiro Presidente Civil eleito pelo povo. Defendia a paz e a unidade nacional. Considerado um grande propagandista do idealismo republicano e o primeiro político a representar os paulistas no cenário federal.
Prudente de Moraes soube galgar estrategicamente sua postura política, concepção partidária e liderança na propaganda republicana. Como estrategista partidário garantiu o apoio de órgãos da imprensa republicana para construção da imagem e propaganda dos candidatos perante a nação. As imagens em torno de Prudente de Moraes foram construídas ao longo de sua vida e representadas através dos apelidos a ele atribuídos: Caipira, Biriba, Pacificador, Prudente Demais e Santo Varão da República.
Esse site usa cookies! Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com isso.