Programação
Dia: 06/11
Horário: 14h
O Museu Prudente de Moraes, em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, oferece ao público a roda de conversa “60 anos da queda do Comurba: história e relatos pessoais”.
Durante a roda de conversa serão abordados os aspectos históricos do trágico desabamento do Edifício Luiz de Queiroz, conhecido como Comurba; relatos de pessoas que, de uma forma ou de outra, vivenciaram o desastre e suas consequências; bem como o Projeto de Lei nº 180/2024, que “Institui um Memorial às Vítimas do Edifício Luiz de Queiroz – Comurba, na Praça José Bonifácio”, fornecendo, dessa forma, subsídios históricos a estudiosos das mais variadas áreas, bem como ao público em geral.
A atividade contará com as presenças de:
AUREA AMÉLIA PITTA ROCHA – Professora aposentada da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, professora de pintura e artista plástica com reconhecimento internacional, tendo integrado a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos – APAP e a Casa das Artes Plásticas Miguel Dutra.
BRUNO DIDONÉ DE OLIVEIRA – Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, servidor público municipal lotado no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba e Coordenador do programa educacional “Conheça o Legislativo”, do qual é integrante desde 2009. Exerceu a função de Diretor de Documentação e Transparência da Câmara no período de abril de 2019 a junho de 2021. Atua na Câmara Municipal desde fevereiro de 2000.
EDSON RONTANI JÚNIOR – Jornalista pós-graduado em jornalismo contemporâneo pela Unimep. Autor da coluna “A Foto e a História”, publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana desde 2006, que lhe rendeu o prêmio Garcia Netto de Jornalismo como melhor documentário de 2009 (Câmara de Vereadores e Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo). A coluna rendeu um livro publicado em 2022 pelo IHGP. É autor do livro “Nhô Quim – A História que Conheço” (2011), “Uniodonto – 40 Anos” (2011) e outras coletâneas. Diretor da Academia Piracicabana de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.
EPAMINONDAS SANSÍGOLO DE BARROS FERRAZ – Engenheiro-agrônomo aposentado, com formação pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP (1958), doutorado em física de solos (1968), fez carreira acadêmica no Departamento de Física da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, chegando a Professor Livre-Docente (1975), Professor Adjunto (1978) e Professor Titular em Física e Meteorologia (1986).
RUBENS VITTI – Funcionário público aposentado, com atuação na Câmara Municipal de Piracicaba por mais de 30 anos, de 1959 a 1990.
WALDEMAR ROMANO – Cirurgião dentista, membro da Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP e foi vereador na Câmara Municipal de Piracicaba na legislatura 1964-1968.
Mediador: PEDRO MOTOITIRO KAWAI – Vereador, empresário, administrador de empresas. Foi diretor do Centro Cultural na Estação da Paulista, Presidente do Conselho Municipal do Idoso e trabalhou junto ao Fumdeca. Foi Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara, presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social. Foi também, Vice-Presidente da Câmara Municipal, membro e relator de Comissões.
A roda de conversa é dirigida a profissionais, pesquisadores e estudantes ligados às diversas instituições da área de história, memória e cultura de Piracicaba, bem como ao público em geral. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até dia 04/11, através do link: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/513
No dia da atividade os participantes poderão participar de uma campanha de solidariedade doando 1 litro de leite.
Esse site usa cookies! Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com isso.